app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

MACEIÓ COMEÇA A VACINAR CRIANÇAS DE 5 ANOS SEM COMORBIDADES

Capital alagoana agora vacina população de todas as faixas etárias, públicos e etapas autorizados pela Anvisa contra a Covid-19

Por Thiago Gomes com assessoria | Edição do dia 02/02/2022 - Matéria atualizada em 02/02/2022 às 04h00

Crianças a partir de 5 anos, sem comorbidades, já podem ser vacinadas contra a Covid-19 em Maceió. O anúncio da redução da idade foi feito pelo prefeito JHC (PSB) nas redes sociais e a aplicação começou ontem mesmo. Agora, a capital está imunizando todo o público infantil na faixa de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e/ou deficiência. A vacinação para esta faixa etária é feita com doses da Pfizer pediátrica. A aplicação está sendo feita no Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).

DOCUMENTAÇÃO

Para vacinar as crianças, é necessário que os pais apresentem o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação, CPF pu cartão SUS. Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a caderneta de vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS. Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação. Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

NOVAS DOSES

Alagoas deve receber hoje o terceiro lote com mais 32 mil doses das vacinas Pfizer Pediátrica para dar continuidade à imunização das crianças de 5 a 11 anos. Somando as três remessas, o Estado contabiliza 76.200 doses da vacina a ser aplicada na menor faixa etária autorizada até agora pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hpje também devem chegar ao Estado 30.420 doses da Pfizer para imunização da população com 12 anos ou mais. Vale lembrar que, para facilitar a identificação dos frascos, a tampa das vacinas da Pfizer Pediátrica tem a cor laranja e a tampa dos imunizantes da Pfizer para a faixa etária a partir dos 12 anos tem a cor roxa. Após a chegada, os imunizantes têm a temperatura aferida, são contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Mais matérias
desta edição