app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades A primeira edição da operação Resguardo foi realizada de janeiro a março de 2021

OPERAÇÃO COMBATE CRIMES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM AL

Realizada em todo o País, a Resguardo II foi coordenada em Alagoas pela delegada da Polícia Civil, Fabiana Leão; 16 pessoas foram presas

Por Greyce Bernardino | Edição do dia 09/03/2022 - Matéria atualizada em 09/03/2022 às 04h00

Uma operação conjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) cumpriu nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, mandados de prisão e de busca e apreensão e fiscalização de medidas protetivas em Alagoas. A operação Resguardo II também acontece nos demais Estados do país e no Distrito Federal. Em Alagoas, pelo menos 16 pessoas foram presas até o fechamento desta edição. A operação foi coordenada pela delegada da Polícia Civil (PC), Fabiana Leão. Segundo ela, foram cumpridos 26 mandados dos 46 expedidos. O maior número de mandados está concentrado no interior. Ao todo, 84 policiais civis participam da operação. “A operação é fruto de uma força-tarefa da PC e Judiciário de Alagoas, que julgou mais de 100 processos, a fim de garantir mais segurança para as vítimas. Com essa ação, é esperado que as mulheres denunciem mais, que procurem seus direitos. Caso uma mulher seja agredida, é preciso que ela procure uma delegacia ou um distrito mais próximo, a fim de garantir a proteção”, disse Fabiana.

A delegada informou que o maior número de casos de violência contra a mulher se concentra no interior devido à escassez de serviços de segurança nos municípios. Acrescenta, ainda, que a pandemia aumentou o número de ocorrências.

A primeira edição da operação foi realizada de janeiro a março de 2021, e mais de 10 mil pessoas foram presas em todo o país. A operação Resguardo II resultou na prisão de mais de 3.900 pessoas em todo o Brasil. Nos últimos 30 dias, policiais civis intensificaram as ações para buscar criminosos que cometeram diversos tipos de violência contra a mulher. Além das prisões, 8.754 denúncias apuradas, cerca de 44 mil diligências realizadas, 25.071 Medidas Protetivas foram solicitadas, 722 vítimas foram resgatadas e cerca de 2.489 palestras foram realizadas. Até o momento, a operação já ocorreu em quase 3 mil municípios, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do MJSP. Quase 14 mil policiais civis de todo o país resgataram também 682 vítimas de violência, apuraram mais de 6.500 denúncias e 16 mil Medidas Protetivas foram solicitadas. Os dados foram apresentados, nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que outras operações também visaram a proteção das mulheres. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a atuação integrada das polícias civis de todo o país, na Operação Resguardo II, é uma resposta a agressores contra mulheres que achavam que ficariam impunes.

Mais matérias
desta edição