ANP vai revelar postos que adulteram combust�veis
A diretora do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon/AL), Wedna Miranda, informou, ontem, que vai encaminhar um ofício à Agência Nacional de Petróleo (ANP), para saber quais as providências adotadas para identificar a adulteração nos combustíveis de Al
Por | Edição do dia 16/04/2002 - Matéria atualizada em 16/04/2002 às 00h00
A diretora do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon/AL), Wedna Miranda, informou, ontem, que vai encaminhar um ofício à Agência Nacional de Petróleo (ANP), para saber quais as providências adotadas para identificar a adulteração nos combustíveis de Alagoas e a relação dos postos de combustíveis responsáveis pela prática irregular. O objetivo, segundo ela, é informar ao consumidor alagoano quais os postos em que pode abastecer seus veículos de forma segura. Conforme informação de Wedna Miranda, o órgão já havia encaminhado um ofício há dois meses à agência, requisitando a identificação dos responsáveis pela adulteração, mas, afirma, nenhuma providência foi tomada. O consumidor tem o direito de saber onde comprar produtos de qualidade. Esse será nosso compromisso, frisou. Ela afirmou, ainda, que desde 99 vem lutando contra o processo de cartelização e a sonegação de impostos praticadas pelos postos de combustíveis. Além disso, vem informando ao sindicato, através de denúncias de donos de postos, sobre a prática de adulteração em combustíveis ao Ministério da Justiça e à Agência Nacional de Petróleo (ANP), mas, mesmo assim, afirma, as denúncias continuam persistindo. Wedna Miranda ressaltou que os postos têm a obrigação de analisar a qualidade dos combustíveis antes da comercialização, além de romper o lacre de segurança constado no caminhão transportador do produto. Qualquer problema de adulteração do produto é de responsabilidade dos postos e não das distribuidoras, frisou. A presidente aproveitou para recomendar aos consumidores a serem fiéis ao posto de combustível em que abastecem seu veículo, inclusive exigindo as notas fiscais.