app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades Apenas 32% das crianças da capital alagoana foram imunizadas contra a influenza

INFLUENZA: MAIS DA METADE DAS CRIANÇAS AINDA NÃO FOI VACINADA

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a imunização será ampliada para a população em geral

Por Hebert Borges | Edição do dia 08/07/2022 - Matéria atualizada em 08/07/2022 às 04h00

Dados da Prefeitura de Maceió apontam que apenas 32% das crianças da capital alagoana aptas a se vacinarem contra a gripe foram imunizadas. Isso significa que, das 58.928 crianças esperadas, apenas 18.797 foram, de fato, imunizadas. Ou seja, 40.131 crianças que deveriam ter sido vacinadas ainda não foram. A campanha de imunização termina nesta sexta-feira (8). A baixa adesão à vacina não se dá somente entre as crianças. Entre as grávidas, a cobertura vacinal é de apenas 32,6%. Eram esperadas 10.282, mas apenas 3.347 se vacinaram. A maior cobertura vacinal foi entre os trabalhadores da saúde, com 63,1% do público-alvo imunizado. O grupo com menor adesão à vacina da gripe é o de puérperas, com 20,1%. Eram esperadas 1.690, mas apenas 339 se vacinaram. Os idosos estão com 48,3% de cobertura e os professores 29,7%. Ao todo, a cobertura em Alagoas é de 45,2%. “A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Por isso, as pessoas que ainda não buscaram essa imunização devem fazê-la o quanto antes para se proteger contra a gripe”, reforçou a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

As vacinas estão sendo administradas em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde do Município, além dos três pontos fixos de vacinação contra a Covid-19, que são o Maceió Shopping, Pátio Shopping e Carajás Home Center. Para ser imunizada, a população deve apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.

Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

Mais matérias
desta edição