Quem olhar para o céu na noite desta quinta-feira (20) poderá se deparar com a chuva de meteoros Oriônidas de 2022, que atingirá o seu pico de atividade na madrugada de sexta-feira (21), com cerca de 70 objetos atravessando a atmosfera terrestre por hora. O evento astronômico poderá ser observado de Alagoas e é aguardado por entusiastas e especialistas. Conhecido como chuva de estrelas, esse fenômeno é relativamente famoso pelo brilho e velocidade com que os detritos do cometa Halley viajam e adentram a atmosfera da Terra. Os meteoroides da chuva de Oriônidas viajam a cerca de 66 quilômetros por segundo (km/s). O evento cosmológico começou em 16 de setembro e segue até o dia 22 de novembro. O auge da atividade, quando há maior aproximação da terra em relação a parte mais densa dos detritos, ocorre nesta quinta-feira. Quem explica é o presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), Romualdo Caldas, que é médico patologista e astrônomo amador. “Será possível, sim, observar aqui de Alagoas. E não precisa de luneta, binóculos, nada, será a olho nu mesmo. É preciso apenas paciência. Se possível, apagar as luzes do quintal e da residência, identificar a direção correta e, aí, é só pegar uma cadeira de praia, sentar e curtir o show”, afirma o astrônomo. O estudioso explica que o nome ‘Oriônidas’ se dá pelo fato dessa chuva de meteoros aparentarem surgir da constelação de Órion, também conhecida como ‘Três Marias’. É para lá que os alagoanos devem olhar, a partir das 23 horas de hoje até às 5h da madrugada de 21 de outubro, quando será ainda mais fácil visualizar esses meteoros.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) foi fundado há mais de 40 anos e reúne os amantes da astronomia no estado. O presidente da organização explica que semanalmente eles se reúnem para atividades totalmente gratuitas e abertas ao público. No ano passado, uma foto de Marte tirada por astrônomos amadores de Alagoas foi destaque no site da Nasa, a agência espacial americana. Davi Duarte e Romualdo Caldas fotografaram o planeta Marte com um telescópio de 12 polegadas e uma câmera. A mesma imagem também mostra parte da Lua.
“Aos sábados à noite, a partir das 19h, recebemos o público, de maneira gratuita. Na semana passada, estávamos fotografando os planetas Júpiter e Saturno. Os visitantes puderam acompanhar esse processo de fazer as imagens e também o processamento delas”, conta Romualdo. Com um crescente interesse de pessoas de todas as idades pelo universo além da terra, o CEAAL promove periodicamente cursos voltados à astronomia. Neste sábado (15), a organização dá início ao Curso de Iniciação à Astronomia, cujas inscrições foram abertas em setembro, mas as vagas foram preenchidas em apenas dois dias. “É um curso de fundamentos. Trataremos da história da astronomia, movimentos celestes, instrumentos astronômicos, constelações, estrelas, galáxias e astrobiologia. Serão seis sábados a partir deste”, revela o presidente do CEAAL. Romualdo Caldas tem 52 anos e é o atual presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas. O interesse do médico pelo assunto começou ainda na infância, quando residia no município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, e avistou uma lua cheia. “Eu tinha 5 anos de idade, olhei para o céu e vi aquela lua, típica do sertão. Fiquei impressionado. Meu pai percebeu meu interesse, comprou uma pequena luneta e um binóculo, além de alguns livros que só fui ler depois, quando fiquei maior e aprendi a ler”, revela o alagoano.
“Depois comecei a estudar mais, fiquei ainda mais empolgado vendo os episódios de Cosmos, a série do Carl Sagan, ficava extasiado com aquilo. Aí conheci o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, onde pude descobrir mais pessoas com esse mesmo interesse e aprofundar os conhecimentos no assunto. É importante frisar que o CEAAL tem atividades totalmente gratuitas e está de portas abertas para os alagoanos que, assim como eu, são apaixonados por astronomia”, concluiu Romualdo Caldas.