A área de seca aumentou em Alagoas em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. A informação é do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), divulgado na última semana. De acordo com o monitor, a área com seca saltou de 18% em janeiro para 33% em fevereiro. É a maior área com o fenômeno no Estado desde abril de 2022 (40%), segundo o estudo. No entanto, a severidade da seca é fraca em Alagoas. “Há uma estabilidade da seca em Alagoas entre janeiro e fevereiro. O registro é de seca fraca no Estado nesse período”, informa o monitor. Na comparação entre os dois meses, seis estados tiveram uma diminuição da área com seca: Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. No Rio de Janeiro, o fenômeno deixou de ser registrado em fevereiro e se juntou ao Distrito Federal e Espírito Santo entre as unidades da Federação livres de seca.
No Acre, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina as áreas com seca se mantiveram estáveis em fevereiro.
Além de Alagoas, o fenômeno se ampliou em Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo.
AJUDA EM ALAGOAS
O governo federal, através do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, reconheceu situação de emergência em 24 cidades de Alagoas por causa da seca. A decisão chegou a ser publicada no Diário Oficial da União. O reconhecimento era o que faltava para a Operação Carro-Pipa voltar a reforçar o abastecimento de água nos municípios.
MUNICÍPIOS QUE TIVERAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL
Água Branca Batalha Belo Monte Canapi Carneiros Delmiro Gouveia Dois Riachos Inhapi Jacaré dos Homens Jaramataia Major Izidoro Maravilha Monteirópolis Olho d’Água das Flores Olho d’Água do Casado Olivença Ouro Branco Palestina Pão de Açúcar Pariconha Piranhas Poço das Trincheiras São José da Tapera Senador Rui Palmeira