app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Cidades

EM 2022, AL REGISTRA MAIS DE DOIS MIL ACIDENTES DE TRÂNSITO

Segundo dados do Renaest, foram 5.196 pessoas envolvidas; 644 foram vítimas fatais e cerca de 60% eram condutores de motocicletas

Por ANNA CLÁUDIA ALMEIDA* | Edição do dia 06/05/2023 - Matéria atualizada em 06/05/2023 às 04h00

Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) mostram que, em 2022, Alagoas registrou 2.573 acidentes de trânsito, com 5.196 envolvidos. Destes, 644 foram vítimas fatais e cerca de 60% eram condutores de motocicletas.

Para conscientizar condutores da responsabilidade no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lança na próxima terça-feira (9), as ações Maio Amarelo. Este ano, a iniciativa comemora 10 anos e traz como tema central “No trânsito, escolha a vida”.

O movimento tem como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de adoção de medidas que contribuam para a redução dos índices de acidentes de trânsito. Os primeiros sinais da campanha já podem a ser notados em vários pontos do estado através dos laços amarelos gigantes espalhados pelos municípios. As fachadas de alguns órgãos públicos na capital também já ganharam uma iluminação da mesma cor.

O Detran também vai levar ações educativas para diversas escolas e para semáforos, além de promover corridas de rua, o Seminário Nacional de Educação para Segurança Viária e um curso de pilotagem defensiva para motociclistas.

“O Detran se preocupa com a segurança no trânsito durante todo o ano, mas o Maio Amarelo é um momento especial e que, há dez anos, é dedicado à abordagem desse tema em todo o Brasil. Dessa forma, preparamos uma programação robusta que vai contemplar crianças e adultos – condutores ou não –, para que todos possamos refletir e mudar nossa atitude no trânsito”, disse o diretor-presidente do órgão, Marco Fireman.

O lançamento oficial do Maio Amarelo em Alagoas contará com a presença do governador Paulo Dantas, e do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. A campanha é realizada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sistema Sest/Senat, com apoio do governo Federal, além de envolver todos os órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais.

*Com informações da assessoria

Mais matérias
desta edição