app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Cidades

IMA LANÇA MUDÔMETRO E APLICATIVO ALAGOAS MAIS VERDE NESTA SEXTA

A intenção do órgão é mobilizar a população, municípios de Alagoas, além de empresas para a importância da arborização nas cidades

Por Da Redação | Edição do dia 21/11/2023 - Matéria atualizada em 21/11/2023 às 04h00

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) lança, na próxima sexta-feira (24), às 9h30, no auditório do órgão, o Mudômetro, um contador de mudas plantadas em tempo real, e o aplicativo Alagoas Mais Verde. A iniciativa faz parte do programa Alagoas Mais Verde e tem o objetivo de incentivar e promover a arborização, o reflorestamento e o plantio de mudas em Alagoas. A intenção é mobilizar a população, municípios de Alagoas e empresas para a importância da arborização nas cidades, tanto nas áreas rurais quanto nos centros urbanos.

O Mudômetro e o aplicativo Alagoas Mais Verde vão estar integrados. A partir do momento em que uma muda é plantada e registrada no aplicativo, automaticamente o plantio será computado no Mudômetro. Quem plantar mais receberá prêmios, no caso de pessoas físicas, além dos selos Alagoas Mais Verde Bronze, Prata e Ouro, na categoria empresas e municípios. O Mudômetro será instalado na fachada do prédio onde está sediado o IMA, no antigo Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, no Farol.

“O objetivo é proporcionar uma competição saudável onde o grande vencedor ao final será o meio ambiente. Nessa corrida, o IMA larga na frente com a vantagem de 1,5 milhão de mudas plantadas desde 2015, com nossos trabalhos de reflorestamento, recomposição de matas ciliares, plantio de mudas”, diz o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.

Para intensificar o trabalho de arborização nos centros urbanos, o IMA lançou, em setembro, inicialmente em Maceió, o projeto Calçada Verde, que tem o objetivo de transformar as calçadas em faixas de solo preenchidas com plantas nativas. Para isso, a população pode solicitar o plantio em sua calçada pelo WhatsApp ou pelo QR Code disponibilizado nas placas das grades das mudas já plantadas.

“Essa iniciativa do IMA mostra como a natureza pode ser integrada de forma inteligente ao ambiente urbano, e assim proporcionar uma série de benefícios para os municípios e a população, a exemplo da redução de calor e a infiltração da água da chuva no solo. Nove bairros de Maceió já foram beneficiados, a exemplo de Cidade Universitária, Tabuleiro dos Martins, Benedito Bentes 1 e 2, Jatiúca, Riacho Doce, Santa Amélia, Ponta Verde e Pajuçara”, explica o superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, ao citar também o projeto Salsa Viva, que promove a revitalização da vegetação de restinga em Alagoas.

Mais matérias
desta edição