app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5790
Cidades

AGRICULTURA EM ALAGOAS .

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 19/07/2024 - Matéria atualizada em 19/07/2024 às 04h00

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) entregou quatro máquinas agrícolas que vão beneficiar cerca de 1.300 famílias de agricultores dos municípios de Jacuípe e Igreja Nova, localizados nas regiões do Baixo São Francisco e Litoral Norte do Estado. O investimento foi de R$ 1.496.000,00 na aquisição de dois tratores, escavadeira e retro escavadeira hidráulicas.


CENSO AGRÁRIO

De acordo com o último Censo Agropecuário (IBGE, 2017), menos de 2% dos estabelecimentos de agricultura familiar em Alagoas possuem acesso a maquinários agrícolas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Igreja Nova existem 1.413 estabelecimentos de agricultura familiar, já em Jacuípe são 400 estabelecimentos de agricultura familiar.


MÁQUINAS EM IGREJA NOVA

A presença de tratores agrícolas, entregues a Igreja Nova, vai auxiliar no preparo do solo, proporcionando condições favoráveis para a ampliação da produção agrícola. O agricultor Antônio Messias da Silva, de Igreja Nova, comemorou a chegada dos equipamentos. “A chegada dos tratores vai facilitar no preparo do solo e vai diminuir os custos de produção. Tendo uma máquina dessa cultivando a terra, a gente não precisa contratar a máquina. É uma ação do governo de Alagoas muito importante para o pequeno agricultor”, afirmou Antônio.


MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM JACUÍPE

A retroescavadeira hidráulica foi destinada ao município de Jacuípe é uma iniciativa estratégica para fortalecer o suporte aos agricultores no processo de escoamento da produção. O equipamento auxilia na infraestrutura de criação e manutenção de acessos.


MÁQUINA PARA BOACICA

Já a escavadeira hidráulica foi entregue ao Distrito de Irrigação do Perímetro Boacica, no Povoado Ipiranga em Igreja Nova, e vai melhorar a capacidade de gerenciamento e manutenção das estruturas de irrigação. Com um sistema de irrigação mais confiável e eficiente, cerca de 550 famílias de agricultores poderão expandir as operações, diversificar as culturas e ter mais produtividade.


UNIMED SEM CHAMA

Os beneficiários da Unimed que acreditavam que o Hospital Ágape seria mais uma opção para os atendimentos de Urgência e Emergência em Arapiraca tiveram uma péssima surpresa. É que a administradora dos planos de saúde resolveu descredenciar os pronto-atendimentos do Complexo Hospitalar Manoel André - Chama - e do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.


COMEÇO

Desde a última quarta-feira (17), os usuários da Unimed que precisarem de atendimento médico de urgência ou emergência precisarão procurar exclusivamente o Hospital Ágape, localizado às margens da rodovia AL-220. O Hospital Regional afixou uma faixa no muro da unidade para avisar aos usuários sobre o descredenciamento.


HOSPITAL CHAMA

Já o Hospital Chama emitiu um comunicado nas redes sociais, em que compartilha a decisão e o ofício encaminhado pela Unimed Metropolitana do Agreste. O documento é assinado pelo presidente do convênio, Dr. Lenildo Amorim da Silva, pelo vice-presidente, Dr. José Ulisses Pereira da Silva, e pela superintendente, Dra. Maria Lúcia Lira França.


NOTA DA UNIMED

“Como é de conhecimento de Vossa Senhoria, a Unimed Metropolitana do Agreste implementou seu serviço próprio hospitalar, por meio do Memorial Ágape, que presta atendimento aos beneficiários do Sistema Unimed, estando incluídos os serviços de Urgência e Emergência”, diz trecho do ofício. No mesmo documento, entretanto, a Unimed Metropolitana do Agreste reforça que os demais serviços seguem credenciados junto aos hospitais.

Mais matérias
desta edição