Mãe e filha se formam juntas em universidade
Wythoria Christiny e Vanderlucia Lima se formaram em Pedagogia na Uneal
Por Camila Gama | Edição do dia 26/08/2024 - Matéria atualizada em 26/08/2024 às 13h37
Em uma história que une sonhos, dedicação e superação, Vanderlucia Lima de Cordeiro Amorim, de 48 anos, e sua filha, Wythoria Christiny Cordeiro Amorim, de 26, se formaram e receberam, no mesmo dia, seus diplomas de Pedagogia na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Santana do Ipanema. O dia não foi apenas a conclusão de um curso, mas a concretização de um sonho antigo, compartilhado entre elas.
Em 2015, Wythoria começou sua trajetória na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), imediatamente após concluir o ensino médio. Sua mãe, Vanderlucia, havia parado seus estudos há 20 anos para se dedicar ao cuidado dos filhos. No entanto, decidiu retomar a vida acadêmica, acompanhando a filha na universidade. “Minha mãe sempre teve o sonho de cursar o ensino superior e se formar em Pedagogia. Quando ela concluiu o magistério, a Uneal estava sendo construída em Santana do Ipanema, mas ela não tinha os recursos e o tempo necessário devido ao casamento e ao nascimento dos filhos, eu e meu irmão. Foi então que ela decidiu abrir mão desse sonho”, relembra a filha.
Embora tenha interrompido seus estudos, a filha relata que Vanderlucia continuou a se dedicar à educação, trabalhando como professora. Para ela, o comprometimento de sua mãe com a profissão foi um grande incentivo. “Desde pequena, eu observava o esforço e a dedicação da minha mãe no ensino. Isso despertou em mim o desejo de seguir a mesma carreira e me tornar professora. Costumava dizer a ela que um dia eu também lecionaria,” fala.
A oportunidade para ingressar na faculdade de Pedagogia surgiu e, para a surpresa das duas, na cidade em que moram.“Eu sabia que era a hora certa de retomar o sonho da minha mãe. Então, incentivei-a a se inscrever no vestibular comigo. Graças a Deus, fomos aprovadas”, diz a jovem.
Enquanto estudavam, as duas superaram vários momentos difíceis, como as extensas viagens diárias entre a comunidade que moram, na zona rural, e a cidade. “Realizávamos as tarefas, os projetos e as leituras juntas, frequentemente dividindo apostilas”, recorda a filha. Além disso, Wythoria ficou grávida e teve um filho durante seus anos de estudo. “Em diversas ocasiões, precisei levar meu filho para as aulas, já que não tinha onde deixá-lo”, revela.
Wythoria Christiny também ressalta a participação de Nelson Junior, de 24 anos, que é seu irmão e filho de Vanderlucia. Para ela, a presença dele fez toda a diferença, simbolizando a importância das relações familiares. ‘’A alegria e o orgulho de ter meu irmão Nelson Junior ao meu lado durante a colação de grau foram imensos, tornando esse momento ainda mais inesquecível”, diz.
Hoje, a dupla não apenas comemora a conclusão do curso de Pedagogia, mas também a realização de um sonho compartilhado. Ambas têm o privilégio de trabalhar juntas em uma escola do município, realizando a profissão que tanto almejavam. “Ver o sonho da minha mãe se tornar realidade ao meu lado foi uma experiência incrível,” conclui Wythoria.