loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Cidades

NO TABULEIRO DO MARTINS

Técnicas de enfermagem de UPA são demitidas após falsificarem atestados médicos

Dupla usou carimbo, CRM e assinatura falsa de uma médica, que prestou queixa na polícia

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Técnicas de enfermagem da UPA do Tabuleiro são demitidas após falsificarem atestados
Técnicas de enfermagem da UPA do Tabuleiro são demitidas após falsificarem atestados | Foto: Divulgação

Duas funcionárias terceirizadas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió, foram demitidas por justa causa após falsificarem atestados médicos usados por elas mesmas para justificar ausência no trabalho. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial pela médica que teve o CRM e o carimbo utilizados indevidamente.

Para confeccionar o atestado, as funcionárias terceirizadas utilizaram, além do carimbo e do CRM, o timbre de uma unidade de saúde de Satuba, onde a médica atua. Diante de algumas incoerências, a profissional foi questionada sobre os documentos e alegou não ter feito nenhum deles, inclusive comprovando que a assinatura que constava no material não era a dela.

Diante do caso, a empresa à qual as funcionárias, que são técnicas de enfermagem, estavam vinculadas as demitiu por justa causa. A suspeita é que outros documentos falsos tenham sido confeccionados. Diante disso, todos os atestados recebidos pela UPA entre 2024 e 2025 serão revistos para que possa ser avaliado se a fraude ficou restrita a esse caso ou se há outras situações.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pela gestão da UPA do Tabuleiro do Martins, informou que a fraude praticada pelas duas técnicas de enfermagem foi detectada pela Coordenação de Recursos Humanos da UPA devido a incoerências nos dados dos atestados, e foi confirmada pela médica, cujo nome e carimbo do CRM constavam nos documentos. A profissional atestou a falsidade da assinatura, bem como o uso indevido do seu carimbo e do timbre de uma unidade de saúde localizada em Satuba, onde ela atua.

“A Direção da UPA Tabuleiro do Martins ressalta que a médica que teve sua assinatura falsificada nos atestados apresentados pelas duas técnicas de enfermagem demitidas, registrou um Boletim de Ocorrências por estelionato no dia 17 de março, no 14⁰ Distrito Policial de Satuba. Enfatiza que a Coordenação de RH da unidade continua avaliando os atestados médicos expedidos anteriormente, com o intuito de verificar se outros documentos fraudulentos foram apresentados. Caso se comprove esta prática delituosa, serão encaminhados para avaliação e deliberação do Departamento Jurídico.

Salientar ainda que a unidade não compactua com desvios de conduta praticado por seus colaboradores e informa que está à disposição das autoridades policiais para prestar os esclarecimentos que julgarem necessários”, diz a nota enviada pela Sesau.

Relacionadas