CAMPANHA DE REFORÇO
Alagoas recebe 88 mil doses da vacina contra a gripe
Imunizante será direcionado a grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos, entre outros


Alagoas recebeu, nessa terça-feira (25), 88 mil doses da vacina contra a gripe, como parte da distribuição nacional organizada pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação começará oficialmente no dia 7 de abril, com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários em todo o Brasil.
O Estado integra a primeira remessa de 35 milhões de doses que estão sendo enviadas para os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste até o final de março.
A vacina será direcionada a grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e professores, além de outras categorias de risco.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da imunização para prevenir complicações da gripe, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis. “A chegada dessas doses reforça nosso compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças”, frisou.
Para Miranda, a vacinação contra a influenza é essencial para reduzir internações e complicações graves, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. “Por isso, reforçamos o pedido para que todos que fazem parte dos grupos prioritários procurem os postos de saúde e se vacinem o quanto antes”, afirmou Gustavo Pontes de Miranda.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de garantir o acesso à vacina e garantir uma cobertura ampla e contínua. “Nosso objetivo é fazer com que o Brasil tenha o maior e mais diverso sistema vacinal do mundo”, afirmou Padilha.
A campanha ocorrerá em duas etapas: no primeiro semestre, de março a abril, para as regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, e no segundo semestre, em setembro, para a Região Norte.
O Ministério da Saúde também fez ajustes no calendário para garantir maior eficácia da vacina, com foco nos períodos de maior circulação do vírus. A previsão é vacinar 81,6 milhões de pessoas em 2025, com investimento de R$ 1,3 bilhões.