PREVENÇÃO
Governo de Alagoas e prefeituras montam estratégias para a quadra chuvosa
Nova ferramenta vai emitir sinais de alerta para prefeituras e a população que mora em áreas de risco


O aumento da intensidade das chuvas e os extremos climáticos são realidades que assustam a maioria dos 3 milhões (IBGE) de alagoanos. Com a chegada da quadra chuvosa, no período de 15 de abril a 15 de agosto, o Governo de Alagoas e as 102 prefeituras do Estado estão implementando estratégias conjuntas para mitigar os danos urbanos e proteger a população.
Em um cenário de mudanças climáticas globais, os gestores e a Defesa Civil se preparam para enfrentar chuvas bem acima da média, com a expectativa de que a distribuição das precipitações seja irregular e acompanhada de secas prolongadas.
A principal preocupação é garantir que os sistemas de drenagem e infraestrutura das cidades estejam preparados para lidar com essas adversidades, e a população ciente dos riscos.
Nessa quarta-feira, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou o III Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso de 2025. O evento foi na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu gestores, especialistas e órgãos estratégicos.
Uma das inovações apresentadas para garantir a segurança da população é a criação do “Céu Bodcast”, uma ferramenta inovadora que, em parceria com o governo federal, emitirá sinais de alerta diretamente para os celulares dos cidadãos em áreas de risco ou de vulnerabilidade social.
O Coronel Moisés Melo, Coordenador da Defesa Civil Estadual, destacou a importância de sistemas tecnológicos no monitoramento das condições climáticas, explicando que esta ferramenta será essencial para alertar os moradores sobre riscos de seca e chuvas extremas. “Esses alertas são fundamentais para que a população tome decisões informadas e se proteja”, afirmou.