CLIMA
Chuvas fortes e rajadas de vento devem atingir Maceió e interior de AL até esta quinta-feira
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso meteorológico com alerta


As chuvas que caíram nessa quarta-feira (2) causaram transtornos em Maceió. Ruas ficaram alagadas e córregos transbordaram. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso de chuva fortes e rajadas de vento até esta quinta-feira (3). E a Defesa Civil de Maceió alertou à população sobre o risco de deslizamentos de terra.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Semarh, informou que os modelos de previsão indicam que as regiões mais afetadas serão o Litoral, a Zona da Mata e o Agreste, com maior intensidade no norte do estado, incluindo a Região Metropolitana de Maceió.
“Nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco a gente também deve ter chuva, mas ela deve ser mais leve e passageira”, informou a meteorologista da Semarh Fernanda Liz.
Por causa das chuvas dessa quarta, locais como Ponta Verde, Farol, Cambona e Tabuleiro do Martins mostraram níveis elevados de água e registraram alagamento em ruas e avenidas. No Mercado da Produção, na Levada, também foram registrados alagamentos, gerando transtornos tanto para comerciantes quanto para clientes que frequentam a área.
Por causa do temporal, a Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta através de SMS à população sobre o risco de deslizamentos de terra. O órgão recomendou que moradores de áreas de risco buscassem locais seguros até que a situação se normalizasse.
O órgão municipal comunicou que segue monitorando as áreas mais vulneráveis e reforça a importância de seguir as orientações de segurança. A qualquer sinal de risco, a evacuação imediata é recomendada.
Alerta
A SPDEN alerta para a previsão de rajadas de vento, que aumenta o risco de destelhamentos, quedas de árvores e placas mal fixadas. A superintendência diz ainda que as chuvas podem causar alagamentos, especialmente em áreas com problemas de drenagem urbana.