loading-icon
Gazeta FM
NO AR | Maceió

Gazeta FM

94.1
terça-feira, 06/05/2025 | Ano 91 | Nº 5960
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa com longas filas em AL

Meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Campanha é direcionada a público-alvo determinado pelo MS
Movimento da vacinação da Influenza no Maceió Shopping. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Campanha é direcionada a público-alvo determinado pelo MS Movimento da vacinação da Influenza no Maceió Shopping. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz | Foto: (Foto: Ailton Cruz)

O início da campanha de vacinação contra a influenza, nessa segunda-feira (7), registrou longas filas nos pontos de imunização da capital. A campanha, que faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS) para ampliar a imunização, teve início em todo Estado.

O público-alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas.

Integram ainda o grupo a ser vacinado as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Vacinação (PNI), é vacinar no mínimo 90% desse público-alvo. Isso porque, ao alcançar este índice, estabelecia-se a imunidade coletiva, para proteger a população contra as principais cepas do vírus em circulação no Brasil: H1N1, H3N2 e B.

Camila Peixoto, enfermeira da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), diz que essa é mais uma estratégia de vacinação contra a Influenza. "O Ministério da Saúde seguiu com a mesma recomendação para os mesmos públicos prioritários. No caso das crianças que são vacinadas pela primeira vez, elas precisaram tomar duas doses do imunizante contra a influenza", explicou.

Ela também ressaltou a importância da atualização anual da vacina. "A vacina é modificada a cada ano para se atualizar com os vírus que estão circulando. Então, a que foi tomada no ano passado não é a mesma deste ano", completou Camila.

A enfermeira enfatizou ainda a necessidade de levar a documentação adequada ao posto de vacinação. "Quem se enquadrava nos públicos prioritários, deveria se dirigir à unidade de saúde ou aos pontos de vacinação, como os dois shoppings, Maceió Shopping e Pátio Shopping, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Levada, e a tenda do Saúde da Gente. Além disso, a vacinação também ocorreu em locais como o Casacasa, em Brotanas Grotas", destacou.

Camila explicou ainda sobre a estratégia de vacinação para acamados. "Nosso trabalho também incluiu a vacinação dos acamados, com a estratégia casa a casa. Para isso, as pessoas precisaram solicitar a vacinação ligando para o número 3312-5589, fornecendo os dados do idoso acamado para que pudéssemos nos dirigir até a residência e realizar a aplicação da vacina."

Relacionadas

CRB arranca empate com Amazonas, mas segue fora do G4: 1 a 1 imagem

LONGE DE CASA

CRB arranca empate com Amazonas, mas segue fora do G4: 1 a 1

CSA tem desempenho oscilante fora de casa imagem

CONFIRA!

CSA tem desempenho oscilante fora de casa

Juiz alagoano se torna referência nacional no atletismo imagem

DESTAQUE DA MAGISTRATURA

Juiz alagoano se torna referência nacional no atletismo

Novo comandante da Seleção Brasileira tem um currículo invejável imagem

CAPACITADO

Novo comandante da Seleção Brasileira tem um currículo invejável