PRESO EM FLAGRANTE
Advogado tem prisão preventiva decretada por agressão à companheira
João Neto, de 47 anos, teve o porte de arma suspenso após audiência de custódia


O advogado criminalista João Neto, de 47 anos, teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça de Alagoas e o porte de arma suspenso após audiência de custódia realizada ontem. Ele foi preso em flagrante na noite dessa segunda-feira (14) por suspeita de agredir sua companheira, Andreina Bernardo dos Santos, de 25 anos, em um apartamento no bairro da Jatiúca, em Maceió.
A agressão, registrada por câmeras de segurança do prédio, mostra a vítima saindo do apartamento com o rosto coberto de sangue, em estado de choque, enquanto João Neto pressiona um pano contra o ferimento no queixo dela, aparentemente tentando estancar o sangramento.
Segundo o boletim de ocorrência, Andreina relatou que foi empurrada pelo advogado, caiu e bateu o queixo no chão, sofrendo um corte profundo que exigiu atendimento médico em um hospital particular.
Em depoimento à Polícia Civil, sob a coordenação da delegada Ana Luiza Nogueira, a mulher revelou que o casal mantinha uma união estável de dois anos e que já havia sofrido agressões anteriores de João Neto, incluindo um episódio em outubro de 2024, quando precisou de atendimento médico devido a ferimentos na cabeça. Ela afirmou que, na segunda-feira, foi retirada à força da cama pelo advogado, que tentou expulsá-la do apartamento. Diante de sua recusa, ele a empurrou, causando a lesão. A vítima também relatou ter sido enforcada e chutada em ocasiões anteriores, mas nunca havia registrado queixa.
A defesa de João Neto nega as acusações de violência, alegando que o incidente foi um “caso isolado” causado por uma queda em um piso molhado devido à limpeza do apartamento.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou, por meio de nota, que já adotou as medidas necessárias no âmbito do Tribunal de Ética e oficiou a Seccional da Bahia para tomar as providências cautelares que a situação requer, considerando que o acusado possui inscrição originária na OAB/BA.