loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 25/04/2025 | Ano | Nº 5953
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

MELHORAR FLUXO

UPAs de AL registram redução de até 60,64% no tempo de atendimento após projeto do MS

Metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde visa otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Jaraguá e Cidade Universitária, vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), divulgaram os resultados finais do Projeto Lean nas Emergências, nesta quarta-feira (23). A metodologia, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, visa otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência.

Entre dezembro de 2024 e março deste ano, a UPA Jaraguá obteve uma redução de 61,4% no tempo de admissão até o cadastro na regulação, além de diminuir em 35,5% o tempo de passagem até a transferência (TPT). Por sua vez, a UPA Cidade Universitária apresentou uma redução de 47,3% no tempo de admissão e 60,64% no TPT.

Renata Suruagy, representante da UPA Cidade Universitária, destacou a relevância do projeto: “O Lean foi uma grande oportunidade que trouxe avanços significativos para nossa unidade, melhorando os fluxos e gerando mais agilidade e satisfação entre os usuários. Nos adaptamos à mudança e hoje vemos os frutos desse esforço coletivo”.

Sayonara Gomes, superintendente de Acesso à Saúde da Sesau, ressaltou que os resultados obtidos servem como incentivo para expandir o programa para outras unidades da Rede Estadual de Saúde. “O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde, implementado de forma colaborativa pelo Governo de Alagoas e pela Sesau, que busca melhorar processos, eliminar desperdícios e otimizar recursos. A meta é expandir a metodologia até 2026, abrangendo tanto as UPAs quanto as unidades hospitalares”, afirmou.

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. A metodologia Lean tem como objetivo alinhar toda a organização das unidades de saúde e garantir um atendimento mais eficiente aos usuários. Até 2025, o projeto visa reestruturar 100 serviços de urgência, capacitar 450 profissionais e implantar 180 protocolos clínicos. Em Alagoas, além das UPAs Cidade Universitária e Jaraguá, participam do programa a UPA Jacintinho e o Hospital Geral do Estado (HGE).

A médica Lara Gonçalves, especialista em Gestão de Saúde e Metodologia Lean, explicou que o programa busca criar uma cultura dentro das unidades de saúde. “Utilizamos ferramentas Lean e trabalhamos com colaboradores dessas unidades para implementar mudanças de processo e melhorias. A adesão dos colaboradores à cultura de melhoria contínua é essencial para o sucesso do projeto”, afirmou.

Lara Gonçalves também destacou que as ações nas UPAs Jaraguá e Cidade Universitária focaram na redução do tempo de permanência dos pacientes. “Implementamos melhorias que diminuem o tempo de espera e, consequentemente, ajudam a reduzir a superlotação das unidades. O objetivo é agilizar o cadastro, a triagem, a consulta e a reavaliação médica, garantindo que o paciente chegue ao leito que necessita com mais rapidez”, concluiu.

Relacionadas