SAÚDE
Cobertura vacinal abaixo da meta acende alerta contra a poliomielite em Alagoas
Ao atingir o sistema nervoso central, o poliovírus pode causar sequelas irreversíveis
A baixa adesão à imunização contra a poliomielite acendeu o sinal de alerta entre as autoridades de saúde em Alagoas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que Maceió registra apenas 81,27% de cobertura vacinal entre crianças menores de 1 ano e 78,88% na aplicação do primeiro reforço, aos 12 meses. Os números estão bem abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. No indicador geral do estado, o índice alcança 88,85%, mantendo Alagoas fora do patamar ideal de proteção.
Apesar de a capital alagoana não registrar nenhum caso de paralisia infantil há 51 anos — com a série histórica zerada desde 1975 —, médicos e especialistas ressaltam que a interrupção da circulação local não garante segurança permanente sem a imunização coletiva.
“Ausência de caso não é ausência de risco. Como o vírus ainda circula em algumas regiões do mundo, o fluxo global de viagens pode reintroduzi-lo no nosso meio”, adverte o médico infectologista Renée Oliveira.
A poliomielite é uma infecção viral contagiosa transmitida principalmente pela via fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados ou pela falta de saneamento básico. Ao atingir o sistema nervoso central, o poliovírus pode causar sequelas irreversíveis. “Cerca de uma em cada 100 a 200 pessoas infectadas desenvolve paralisia, principalmente nas pernas, mas que pode evoluir para o corpo todo e comprometer os músculos respiratórios, levando à morte”, detalha o infectologista.
Empresário de AL ganha Porsche de R$ 1,5 mi após apostar na vitória de Lula
CRB vence londrina por 2 a 1 e entra no G6 - 26/10/2026
Campeonato Alagoano Feminino de 2026 - 26/10/2026
JHC reaparece nas redes e parabeniza Lula pela vitória nas urnas
Como vai ficar a relação de líderes da direita com JHC após as eleições
Com o fim definitivo do uso da vacina oral (a tradicional “gotinha”), o esquema vacinal brasileiro passou a ser feito integralmente de forma injetável com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A rotina de imunização prevê três doses aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de dois reforços: aos 15 meses e aos 4 anos de idade. O público-alvo prioritário engloba crianças menores de 5 anos.
Para facilitar o acesso das famílias e recuperar as doses em atraso, a SMS disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas unidades inseridas no programa Corujão da Saúde, o horário de funcionamento é estendido até as 21h. A vacinação também pode ser realizada em postos fixos espalhados pela capital.
* Sob supervisão da Editoria