Confira os destaques da política nacional #CH10122019
.
Por Cláudio Humberto | Edição do dia 10/12/2019 - Matéria atualizada em 10/12/2019 às 06h00
PODER SEM PUDOR: Definição de governo
Dias antes do suicídio que o fez entrar para a História, Getúlio Vargas teve uma conversa com o seu ministro da Viação, José Américo de Almeida: “Impossível governar este país. Os homens de verdadeiro espírito público vão escasseando cada vez mais” desabafou Getúlio. Américo perguntou: “E o que é que o senhor acha dos homens de seu governo?” O ex-ditador observou, desolado: “A metade não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo.”
PEC do Atraso quer a volta do imposto sindical
Homem de confiança do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) apresentou proposta de emenda constitucional que ressuscita o imposto sindical e torna obrigatórios o desconto no salário do trabalhador e a sustentação financeira de sindicalistas, a maioria pelegos. A “PEC do Atraso” também cria o indecoroso “Conselho de Organização Sindical”, com o poder de até legislar sobre o tema. Inclusive para se apropriar de dinheiro público.
‘Sovietes’ de volta
O “Conselho Sindical” de 12 sindicalistas, previsto na PEC do Atraso, é cópia dos Conselhos Operários (“Sovietes”) da extinta União Soviética.
Só pensam em grana
A PEC do Atraso quer o ladrão como tesoureiro: o tal Conselho Sindical definiria “custeio e o financiamento do sistema sindical”.
PCdoB não sai dele
Hoje no PL de Valdemar Costa Neto, o autor da PEC do Atraso, Marcelo Ramos, teve longa passagem pelo PCdoB.
Olha que papelão
Ramos foi designado por Maia para presidir a comissão da PEC da prisão após 2ª instância. Garantia de que não será aprovada tão cedo.
Fraude pode anular eleição vencida por 4 votos
Indícios graves de fraude são alegados no mandado de segurança, com pedido de liminar, junto à 6ª Vara Cível do Distrito Federal contra a reeleição do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João. Ele venceu com apenas 4 votos de diferença de um total de mais de 4.000 votantes. A fraude ficou evidenciada, acusam os adversários, quando no Pará 41 eleitores habilitados foram impedidos de votar pela empresa que o vencedor contratou para fazer a eleição.
‘Webvotos’ sob suspeita
A eleição online da empresa Infolog revelou “fortes indícios de fraude”, diz Luiz Fernando Rodrigues de Mendonça, que perdeu por 4 votos.
Auditoria questionada
A diretoria liderada por Jorge João, candidato à reeleição, também contratou uma auditoria da eleição. Que, claro, viu tudo uma maravilha.
Desconfiança grave
Luiz Fernando desconfia de “limpeza de rastros” no sistema para dificultar investigação da fraude no CFF, e pediu uma auditoria externa.
Eles vão dar trabalho
Haverá sobressaltos no comércio com a Argentina, após a posse do novo presidente, e isso nada tem com Bolsonaro. É que, populistas, os peronistas sempre foram maus parceiros comerciais, que não perdem a chance de demagogia, rasgando contratos, fechando fronteiras etc.
Granada nos pés
O Conselho de Ética da Câmara vai instaurar sete processos contra deputados do PSL nesta quarta-feira (11). O curioso é que apenas um é a pedido do PT, as outras seis ações são a pedido... do próprio PSL.
Fazendo história
A ministra Maria Cristina Peduzzi fez História, ontem, como a primeira mulher eleita presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ela é uma das mais admiradas e queridas ministras do TST.
Ainda dá
José Nelto (GO) pediu a Sérgio Moro que não desista do diálogo com o Congresso e disse ser possível incluir no pacote do Senado previsões para “plea bargain” e “whistleblower”. Ou seja: delação e delator.
Para maus entendedores
O ministro Luiz Fux (STF) pediu atenção a magistrados para a decisão sobre prisão em 2ª instância. Para Fux, não há prisão automática, mas “o juiz pode perfeitamente impor que o réu não recorra em liberdade”.
Economia bombando
Shoppings registraram em outubro o 2º maior crescimento de vendas de 2019 10,5%. As vendas cresceram mais no Norte (13,5%) e Nordeste (13,2%), diz a Associação Brasileira de Shopping Centers.
Renúncia fiscal quente
A Comissão de Finanças da Câmara realiza audiência quinta (12) para analisar benefícios fiscais concedidos pelo governo federal desde 2003. Goiás e Mato Grosso alarmam investidores com CPIs sobre o tema.
Sem noção
O banco Cetelem, que deixa na mão os clientes com cartões clonados, precisa atualizar o banco de dados. Além do desdém com que os trata, tem cara de pau: oferece empréstimo com base no cartão clonado.
Pensando bem...
...ir à Argentina já deve ter sido mais prazeroso para o vice Hamilton Mourão.