Confira os destaques da política nacional #CH19022022
.
Por Claudio Humberto | Edição do dia 19/02/2022 - Matéria atualizada em 19/02/2022 às 04h00
PODER SEM PUDOR: Analfabetos funcionais
Os parlamentares sobrecarregam os redatores particulares ou do próprio Congresso para fazerem seus discursos. O Instituto de Pesquisa e Assessoria dos Congressistas, no final dos anos 1980, de tão assoberbado, trocou os textos dos deputados Jerônimo Santana (RO) e Minoro Massuda (SP). O deputado paulista foi o primeiro a usar a tribuna, em tom dramático: “Senhor Presidente, o problema de conflito de terras em Rondônia...” Interrompeu ao perceber o engano e jogou a toalha: “Pô, presidente, eu não sou de Rondônia...” E foi embora, praguejando.
Reforma Tributária está na gaveta há 32 meses
Ao elogiar o padrinho Davi Alcolumbre (DEM-AP) pela “decisão” de fazer andar a Reforma Tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o presidente roda-presa do Senado, Rodrigo Pacheco, deu uma de joão-sem-braço. Ele se acha muito esperto. A proposta está na CCJ há 32 meses, quase três anos, e nesse período Pacheco se omitiu, deixando de exercer autoridade e até “liderança”, para tirar a PEC da gaveta a PEC que o País aguarda há décadas para atualizar o sistema tributário.
Contra o Brasil
O senador injustamente elogiado por Rodrigo Pacheco deve ter engolido a chave da gaveta, onde a PEC 110 foi trancada em julho de 2019.
Que se exploda
A avaliação dos senadores é que Pacheco nada fez para que a Reforma Tributária andasse em razão dos seus interesses eleitorais.
Perniciosos
Não há forma mais perniciosa de fazer política do que dificultar reforma essencial ao desenvolvimento do País. É o que essa gente tem feito.
Deve ter mofado
A PEC está trancada há tanto tempo pelo bolorento presidente da CCJ que o relator, Roberto Rocha (PSDB-MA), já nem era demandado.
J&F tira de rival diretor que denunciou à polícia
O jogo é sempre bruto, quando envolve a J&F dos irmãos Batista. Após acusar o diretor de relações institucionais da sua rival Paper Excellence, acusando-o na polícia de São Paulo de “formação de quadrilha” e até mesmo de “prática de ameaças”, a J&F resolveu contratar exatamente essa pessoa, que tentava destruir profissionalmente. Agora, Guilherme Cunha Costa, o ex-Paper Excellence, trabalha para os irmãos Batista.
Guerra corporativa
Tudo gira em torno da disputa pelo controle da Eldorado Celulose, na maior briga corporativa do Brasil, ainda em curso.
Agora é fake?
A pergunta não se cala: se o ex-diretor da Paper era “caso de polícia”, por que agora ele foi contratado pela mesma J&F que o acusava?
Caso na DHPP
A acusação que atormentava Guilherme Cunha Costa tramitou na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Paulo.
Jogo jurídico
O parecer da Procuradoria-Geral da República pelo arquivamento de duas ações contra Jair Bolsonaro que tramitam no Supremo enfraquece a “blitz” jurídica enfrentada pelo presidente. Mas não a encerra.
Máquina brasileira
O Brasil chega a 48 milhões de doses de reforço aplicadas na população, neste fim de semana. Seriam vacinas suficientes para vacinar toda a Espanha, por exemplo. Com sobras.
Boa notícia geral
A média mundial de casos ativos de covid caiu abaixo de dois milhões, após quase 50 dias acima desse patamar. A tendência é de queda, na curva da onda da ômicron, desde 26 de janeiro.
Amazônia soberana
Bolsonaro disse que agradeceu pública e privadamente o apoio de Vladmir Putin à autonomia do Brasil sobre a Amazônia: “um grande aliado nessa questão tão cara para nós da soberania nacional”.
Pensando bem...
...Bolsonaro foi à Rússia, mas viu cenário de guerra mesmo em Petrópolis.
Sai a 1ª PPP de Saúde
O município Jaboatão (PE) é o primeiro no Brasil a fazer parceria público privada em Saúde com o Banco Mundial e o BNDES: R$ 750 milhões em novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos e manutenção de estruturas, dando ainda mais qualidade ao atendimento da população.
Viva Marta
A craque alagoana Marta, seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo, completa 36 anos neste sábado (19). É a única pessoa, homem ou mulher, a ganhar o prêmio cinco vezes seguidas.
Vaga na ABL
O advogado capixaba Sérgio Bermudes deverá disputar vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), aberta esta semana com a morte, há dois dias, do professor Candido Mendes.
Crise Dilma
O indicador de Intenção de Consumo das Famílias, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), está abaixo do “nível de satisfação” (100 pontos), desde abril de 2015, quando registrou 102,9 pontos.