Confira os destaques da política nacional #CH02082024
.
Por Claudio Humberto | Edição do dia 02/08/2024 - Matéria atualizada em 02/08/2024 às 04h00
Operação da PF não inclui Rui Costa, que foi citado
O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, não foi incluído entre os 34 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta (1º) pela Polícia Federal, na investigação da compra de respiradores durante a pandemia da covid-19. O governo de Costa, na Bahia, pagou R$ 48 milhões a Hempcare, empresa de derivados da maconha, por 300 respiradores que nunca foram entregues. A negociação se deu com o Consórcio Nordeste, grupo de governadores presidido por Rui Costa.
Até o pescoço
Bruno Dauster, ex-secretário de governo da Bahia, citou Rui Costa em depoimento à PF, em 2022. Disse que a compra tinha aval do chefe.
Maconha é o negócio
A dona da Hempcare, Cistina Costa Taddeo, fez acordo de delação, autorizado pelo ministro Og Fernandes (STJ) e também citou Costa.
Amigão
Cristina até devolveu R$ 10 milhões da gatunagem. No depoimento da delação, ela contou que o intermediador se dizia amigo de Costa.
Não é comigo
A coluna procurou o chefe da Casa Civil de Lula, que, apesar de escolher não se manifestar, destacou que “não é alvo” da operação.
Janja é ‘espalhafatosa’, diz deputado Alberto Fraga
Para o deputado Alberto Fraga (PL-DF), a primeira-dama Janja é “espalhafatosa” e constrange os brasileiros quando se utiliza da condição de mulher do presidente para “dar carteirada”. Ele citou a exigência de que a petista tivesse honrarias de chefe de Estado na Olimpíada de Paris, apesar de primeira-dama não ser cargo público, nem posição de governo. “É lamentável, é vergonhoso isso”, afirmou Fraga, em entrevista ao podcast Diário do Poder, no Youtube.
Falta articulação
Fraga vê o governo fragilizado. “Só se mantém se o centrão apoiar”, diz ele, lembrando “grandes derrotas” sofridas por Lula no Congresso.
‘Gosta de aparecer’
“Falta postura” a Janja, segundo Alberto Fraga. “Essa senhora é escandalosa, ela é espalhafatosa, gosta de aparecer”.
Só com CPI
Em relação à possível convocação para “Esbanja” explicar os gastos em Paris na Câmara, Fraga acha que isso só seria factível em uma CPI.
Entra por um ouvido...
Ubiratan Sanderson (PL-RS) pediu ao presidente do TCU, Bruno Dantas, para investigar os ostentosos gastos públicos com a viagem da trupe de Janja a Paris. O deputado logo perceberá que prega no deserto.
Morosidade não é do TJ
O presidente da Aprosoja-PI, Alzir Neto, não criticou o Tribunal de Justiça e sim, como informou esta coluna, outras autoridades pela morosidade no combate ao roubo de terras alterando a geolocalização no Incra. Alzir fez as declarações ao jornalista Lucas Valença, para o Jornal de Brasília.
Lembra da pandemia?
O número de casos de covid está em um dos menores índices do ano, com pouco mais de 6 mil novas incidências na semana passada. Mas no total de 2024, já são mais de 640 mil casos em todo o País.
É ou não é?
O deputado Kim Kataguiri (União-SP) foi massacrado nas redes sociais após publicação sugerir que estava liberado homem bater em mulher na Olimpíada, ao citar uma atleta supostamente trans... só que não era.
Deu ruim
O mais novo desafeto do eleitorado bolsonarista é o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), que, eleito na onda de Jair Bolsonaro, achou que seria uma boa ideia rasgar elogios ao presidente Lula.
Indefensável
Nem o “repetista” e líder de Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP), topou bajular Nicolás Maduro, da Venezuela. Sem defender o indefensável, destoou do PT e questionou a eleição do ditador.
Pinóquio
José Medeiros (PL-MT) resume a passagem de Lula pelo Estado. “Ele mentiu e mentiu muito” ao fazer entrega de moradias. O deputado diz que Lula deixou um cemitério de casas sem terminar em outras gestões.
Só lacração
O deputado Zucco (PL-RS) criticou vídeo lacração de Paulo Pimenta (Reconstrução do RS) sobre debate com Jair Bolsonaro. Diz que o ministro, que poderia estar ajudando, parece estar com tempo de sobra.
Pensando bem...
...tanto tempo Maduro acabou apodrecido.