app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH10102024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 10/10/2024 - Matéria atualizada em 10/10/2024 às 04h00

 

Foto: DIVULGAÇÃO
PODER SEM PUDOR: Latinha na cabeça

Secretário de Educação do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Gabriel Chalita ganhou uma excelente oportunidade de ficar calado. Mas não ficou. Para dar uma mãozinha ao então ministro Paulo Renato (Educação), que bateu boca com a prefeita Marta Suplicy, Chalita a atacou por manter cinquenta “escolas de latinha” em calorentas instalações de metal. Um assessor o cutucou, na frente de jornalistas: “O governo do Estado tem 200 escolas como essa, secretário.” Chalita engoliu seco e mudou de assunto.

SC se rebela e não irá cobrar DPVAT ressuscitado

O ex-deputado Kennedy Nunes, diretor do Detran-SC, anunciou em vídeo viralizado na internet que Santa Catarina não irá restabelecer a antiga picaretagem do DPVAT, seguro obrigatório de veículos. O governo de Lula (PT), rei da esperteza, não quer o desgaste da cobrança de mais essa taxa e mandou a Caixa transferir o trabalho sujo aos Estados, sob comissão de 1%, com a condição de não contar que é “SPVAT” a parcela única de R$ 60 de cada veículo em janeiro, embutindo-a em outra conta.

Dinheiro fácil

Extinto por medida provisória de Jair Bolsonaro, o DPVAT chegou a faturar por ano R$ 388 bilhões, rateados por um grupo de seguradoras.

Caminho das pedras

Lula ressuscitou o DPVAT como “SPVAT”, atendendo ao poderoso lobby das seguradoras, que conhecem o “caminho das pedras” no Planalto.

O trabalho sujo

Para a cobrança abusiva, o Estado precisa fazer “convênio” com a Caixa e transferir a montanha de dinheiro a ser distribuído às seguradoras.

Emergência

O presidente Lula começa nesta sexta (11) a “traqueotomia na pista” de candidatos de esquerda no 2º turno. Vai a Fortaleza (CE), onde André Fernandes (PL) venceu Evandro Leitão (PT) com folga no 1º turno.

Muleta providencial

“Clima” virou muleta de ministro em Brasília. Como Marina Silva (Meio Ambiente) culpou “mudança climática” pelos incêndios, Fernando Haddad (Fazenda) culpa “questão climática” pela inflação.

Pesquisas SP

Sai hoje (10) a primeira rodada de pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo. Dois institutos vão divulgar os levantamentos: Paraná Pesquisas e Datafolha.

Meio bom, meio crítica

A ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi uma das muitas lideranças brasileiras que voltaram à rede social ‘X’ ontem (9): “Posso entrar no X de novo. Então, bom dia”.

Volta do atraso

O governo Lula deve bater o martelo esta semana sobre a volta ou não do horário de verão. A tendência é que a alteração no relógio volte, mas que o início fique para o ano que vem.

Só em novembro

Dificilmente a CPI das Bets terá alguma atividade de relevância ainda em outubro. A tendência é que espere passar o período eleitoral para garantir os holofotes. A senadora Soraya Thronicke tenta ser a relatora.

Vermelho apagado

O PT de Lula não elegeu um prefeito sequer em sete Estados: Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. E na Paraíba venceu em um único município.

PSDB ainda vs. PT

Apesar de diminuir, o PSDB comemorou os resultados da eleição: 276 prefeitos em 2024. “O partido superou o PT, que elegeu 253 prefeitos, mesmo contando com um fundo eleitoral consideravelmente maior”, diz.

Pensando bem...

...a nova treta com o ‘X’ no Brasil tem data marcada: 2026.

 

O diretor-executivo da Organização Arnon de Mello, LUIS AMORIM, foi recebido no Cesmac pelo Reitor JOÃO SAMPAIO e pelo pró-reitor Financeiro, ESTÁCIO VALENTE. Também participou do encontro o médico URÂNIO FERRO
O diretor-executivo da Organização Arnon de Mello, LUIS AMORIM, foi recebido no Cesmac pelo Reitor JOÃO SAMPAIO e pelo pró-reitor Financeiro, ESTÁCIO VALENTE. Também participou do encontro o médico URÂNIO FERRO - Foto: DIVULGAÇÃO
 


Mais matérias
desta edição