loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Política

Antes de assumir ministério, Gleisi já causa racha no PT

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Antes de assumir ministério, Gleisi já causa racha no PT
| Foto: Divulgação

PODER SEM PUDOR: Ah, subir a rampa!

O mineiro Magalhães Pinto sempre sonhou com a Presidência da República, por isso até apoiou o golpe de 1964, imaginando que seria a “solução civil” dos golpistas. Certo dia, o general Artur da Costa e Silva o convidou para subir em sua companhia a rampa do Palácio do Planalto, cerimônia hoje abandonada. Ele subia a rampa orgulhoso quando o general, ao seu lado, perguntou com malícia: “E então, Magalhães, está gostando?” Magalhães percebeu a ironia e devolveu: “Muito, Senhor Presidente, muito. Mas preferia fazê-lo todos os dias”.

Gleisi ‘articuladora’ ajuda a desestabilizar sucessor

Estava escrito: antes mesmo de assumir a Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann já deu um jeito de aprofundar a divisão no PT. Ela aproveitou um encontro com Lula, em Brasília, para levar representantes de facções de extrema-esquerda do partido a falarem mal de um inimigo. Mas não era Bolsonaro, nem a direita ou o Centrão o alvo da turma de Gleisi. A artilharia foi contra Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP) e escolhido por Lula para substituí-la na presidência do PT. Como resultado, quem assumiu o cargo interinamente foi Humberto Costa, homem de confiança de Lula, até a eleição do novo comando, em julho.

Ninho de serpentes

As contas variam, mas estima-se que o PT já teve 17 facções. Hoje são 15, todas atuando como seitas e inimigas mortais umas das outras.

Extrema-esquerda

O poder no PT é fragmentado entre grupos como Articulação de Esquerda, PT de Luta e Massas, Esquerda Popular Socialista e Militância Socialista.

Ética, nem pensar

A facção Mensagem ao Partido, de Fernando Haddad e Paulo Teixeira, tentou propor uma “recuperação ética” no PT, mas fracassou. O grupo Democracia Socialista tomou o controle.

Novo velho PT

Hoje, quem dá as cartas no PT é a facção Construindo um Novo Brasil, criada por Lula, José Dirceu, José Genoino e Aloizio Mercadante, todos envolvidos no mensalão.

Insalubridade para professor vira projeto de lei

Um projeto de lei que propõe a criação de um adicional de insalubridade para todos os profissionais da educação será analisado pelo Congresso Nacional. Mas a iniciativa não veio de nenhum dos 594 parlamentares. Foi fruto de um movimento popular no site e-Cidadania, onde a proposta alcançou as 20 mil assinaturas necessárias para obrigar o Senado a debater o tema. Ainda não há estimativa do impacto orçamentário.

Proposta ampla

O projeto prevê o benefício para professores, auxiliares de turmas, orientadores educacionais, orientadores pedagógicos e coordenadores.

Mais que suficiente

O prazo para obter assinaturas terminou no sábado (8), e o projeto recebeu o apoio de 20,7 mil eleitores.

Participação popular

A proposta será analisada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. Até hoje, 47 iniciativas populares apresentadas no e-Cidadania já viraram lei.

Denúncia inédita

A Procuradoria-Geral da República começará a analisar, nesta semana, uma nova denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trata-se de um processo inédito entre aqueles que atualmente tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

Anistia de mentira

O PL avalia como reagir à mentira difundida por Lula (PT) em seus comícios de que Bolsonaro estaria fazendo campanha para sua própria anistia. A campanha, na verdade, visa os condenados do 8 de Janeiro.

Dilma III

A última vez em que Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha ocuparam ministérios simultaneamente foi entre 2011 e 2014. Ela na Casa Civil, ele na Saúde, no governo Dilma Rousseff. Deu no que deu.

Esclarece, TCU

A deputada Caroline De Toni (PL-SC) quer que o Tribunal de Contas da União (TCU) informe quais medidas pretende tomar contra o governo do PT diante das irregularidades no programa Pé de Meia, que o próprio TCU apontou.

Terceira via?

Apesar de o ex-presidente José Sarney ter declarado que seu partido deve apoiar Lula em 2026, o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), afirmou que a tendência do partido é apoiar um candidato de centro à Presidência.

Pandemia no passado

Há cinco anos, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretava a pandemia da Covid-19. Em 2025, o Ministério da Saúde já contabiliza 130 mil casos e 664 óbitos pela doença.

Agências na mira

O governo dos EUA decidiu fechar postos diplomáticos em diversos países, incluindo o Brasil, segundo o New York Times. Estão na mira as agências consulares em Belo Horizonte, Fortaleza e Manaus.

Consulados na expectativa

Os Estados Unidos mantêm, além da Embaixada em Brasília, os Consulados-Gerais em São Paulo e Rio de Janeiro e os Consulados em Porto Alegre e Recife. Por enquanto.

Pensando bem…

…nos EUA, não negar recessão já gera crise. No Brasil, é a crise que nega a recessão.

Grupo Paragominas, desembarcaram ontem na Expor Revestir 2025, a maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina, que acontece até sexta-feira em São Paulo
Grupo Paragominas, desembarcaram ontem na Expor Revestir 2025, a maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina, que acontece até sexta-feira em São Paulo | Foto: Divulgação

Relacionadas