Investigação
Ex-ministro uruguaio, amigo de Fávaro, é alvo de inquérito

PODER SEM PUDOR: Herança maldita petista
Secretários do governo gaúcho estavam inconformados com o estilo light do então governador Germano Rigotto, que jamais criticava abertamente a herança que recebeu de Olívio Dutra (PT).
Os secretários cobraram essa postura de Rigotto em uma reunião, em 2003. Alceu Moreira (Habitação), ex-prefeito de Osório e conhecido por não ter papas na língua, desabafou:
— Se eu fizesse na prefeitura de Osório o que encontrei na secretaria, estaria na cadeia…
Amigo de Fávaro, ex-ministro uruguaio é investigado
Amigo do ministro da Agricultura de Lula (PT), Carlos Fávaro, o uruguaio Fernando Mattos, que ocupava o mesmo cargo no Uruguai até 1º de março, é investigado por participar de um esquema de pirâmide que gerou um prejuízo de pelo menos US$ 400 milhões (R$ 2,3 bilhões) no país vizinho, na Argentina e no Paraguai. Três empresas de investimento em fundos pecuários, que tinham “depósito de confiança” do governo, faliram após a revelação de que os investimentos não existiam.
Encontros frequentes
Mattos e Fávaro tiveram diversos encontros desde 2023, sendo o último em fevereiro, no exclusivo balneário de Punta del Este.
Promessa de amigo
Sem consultar o Itamaraty, Fávaro disse que Mattos é “candidato do Brasil” à presidência do IICA, organismo interamericano da Agricultura.
Justificativa
Mattos, que deixou o cargo na troca do governo do Uruguai, culpou o Banco Central uruguaio por “não regular” os fundos pecuários.
Fraude grande
O golpe afetou mais de 4,2 mil investidores uruguaios, argentinos e paraguaios. Ainda não há brasileiros entre os prejudicados.
Treta no aeroporto de Roma: 20 meses sem imagens
Completaram-se 20 meses, em 14 de março, da confusão entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, seu filho e a família Mantovani no Aeroporto Internacional de Roma (Itália). Até hoje, as imagens das supostas agressões não foram divulgadas. A família foi alvo de operação da Polícia Federal, sofreu inúmeras restrições e ainda responde a uma ação no próprio STF por “calúnia” e “injúria real”.
Por que o sigilo?
A Itália enviou as imagens à Polícia Federal em 20 de julho de 2023. Após insistência, a defesa pôde apenas assisti-las, mas sem copiar.
Imagens resolveriam
Moraes acusou o empresário, a esposa e o genro de “insultos” e “agressão”. A família Mantovani alega que foi vítima do filho do ministro.
Para arquivar
Mantovani teve de admitir “crimes” e pedir desculpas formais a Alexandre de Moraes, em novembro de 2024, para evitar ação penal.
O que é isso, companheiros?
Os bancos, setor que raramente reclama dos governos Lula (PT), agora demonstram insatisfação: 88% do mercado reprovam o petista, e 58% avaliam a gestão de Haddad como um fracasso.
É daqui para pior
A pesquisa Quaest mostrou que 93% do mercado acreditam que o governo colocou o Brasil no caminho errado e que, com essa equipe no comando, não há perspectiva de melhora.
Sentenças marcadas
No STF, onde ministros podem julgar causas em que até seus cônjuges sejam parte, era previsível que a corte confirmasse o ex-advogado e o “líder do governo” como julgadores de adversários de Lula. O destino de Bolsonaro já está traçado: será tornado réu e condenado a algo próximo de prisão perpétua.
Asilo ou cadeia, eis a questão
Líderes da oposição tentam convencer Bolsonaro a pedir asilo na embaixada dos Estados Unidos, que enfrentaria sem temores a fúria do regime. Mas ele vem se recusando até a considerar essa hipótese.
Cargo pesa
Silas Malafaia pediu que Tarcísio de Freitas saia do Republicanos, partido que ocupa ministério no governo Lula, após o presidente da legenda pedir o adiamento da anistia na Câmara. “Tem que ser muito cretino para falar isso”, disse Malafaia.
Democracia relativa
Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Rodolfo Nogueira (PL-MS) afirmou que “a decisão da PGR logo após Eduardo Bolsonaro se licenciar é só mais uma coincidência da democracia relativa brasileira”.
Medindo estômagos
Para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, “o mundo de Gusttavo Lima é outro”, referindo-se ao cantor que desistiu da candidatura em 2026, alegando “não ter estômago” para a política. Já Valdemar…
Caiado concorda
O anúncio de Ciro Nogueira de que seu PP fará federação com o União Brasil poderia, em tese, atrapalhar o projeto presidencial de Ronaldo Caiado. Mas o União jamais faria a federação sem o consentimento de Caiado.
Pensando bem…
…pensa como Dilma, erra como Dilma e agora cobra juros como Dilma.
