app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Coluna Religião Superintendente da EBD em Betel, Érico Machado, fala sobre o apelo à pratica social

Profecia, a denúncia do erro que incomoda Deus

Igrejas Batistas estão estudando neste trimestre a forma condenável como os ricos exploram os pobres

Por Raimundo Gomes - Especial para a Gazeta | Edição do dia 02/11/2019 - Matéria atualizada em 02/11/2019 às 06h00

No estudo da Escola Bíblica Dominical (EBD) deste último trimestre do ano, as Igrejas Batistas estão estudando o alerta de sete dos profetas menores, nos livros de Miqueias a Malaquias, para que o povo voltasse a confiar em Deus. São profecias do Antigo Testamento que se caracterizam pela condenação dos ricos por explorarem os pobres.

Para o superintendente da EBD da Igreja Batista Betel, em Jaraguá, professor, teólogo e bacharel em Direito Érico Machado, a profecia é a denúncia do erro. “É a proclamação dos desígnios divinos e um apelo à prática da justiça social”, reforça, conclamando homens e mulheres para que vivam de acordo com a vontade de Deus.

NAUM

Na lição deste domingo (3), os alunos da EBD estudam o livro de Naum, cujo nome significa “consolação”. Ele é o único arauto de Deus que não anunciou juízo contra Israel. “Naum pregava a destruição de Nínive, que era a capital da Assíria, um império adversário de Israel que, como foi profetizado, desapareceu do mapa”, disse Machado.

As profecias de Naum, ainda segundo o superintendente da EBD em Betel, “é uma mensagem que apresenta um Deus que está conosco; um Pai amoroso que está ao nosso lado e nos ajuda em todas as circunstâncias. Sua profecia deixa bem claro que as lutas nem sempre são fruto do afastamento de Deus, mas do próprio fato de estarmos vivos”, explica.

CONFIAR EM DEUS

Apesar do alerta que os Profetas Menores fazem em seus livros para que o povo voltasse a confiar em Deus, mostrando que suas atitudes pecaminosas teriam consequências, o professor Érico Machado mostra que, apesar disso, Deus não estava abandonando o povo. “O mesmo que Ele continua fazendo nos dias de hoje”, avalia.

Um dos exemplos que o superintendente cita é o livro de Habacuque, que baseou seus questionamentos na experiência com os eventos históricos de seu tempo. “Ele se indignou com a situação de injustiça, violência e opressão gritantes em Judá; por isso reclama para Deus pedindo o castigo para os maus e a defesa dos justos. E Deus atendeu”, explicou.

EBD É ABERTA

A Igreja Batista Betel disponibiliza esses estudos a todos que desejem aprender mais os ensino do Profetas Menores. Sua Escola Bíblica Dominical (EBD) é aberta ao público em geral, com classes para todas as faixas etárias, das 9h15 às 10h15, seguida do culto matinal deste domingo (3).

O templo da Igreja Batista Betel fica localizado na Rua Celso Piatti, 521 (mesma rua do Centro de Convenções de Maceió), na bairro de Jaraguá.

Mais matérias
desta edição