A atuação parlamentar do senador Fernando Collor de Mello (Pros) garantiu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a liberação de cerca de R$ 5 milhões para a restauração da Igreja de Bom Jesus dos Martírios, localizada no Centro de Maceió. A última grande reforma é da década de 1980.
Há anos, o prédio da Igreja de Bom Jesus dos Martírios vem sofrendo com a ação do tempo, rachaduras na fachada, pedaços da estrutura que podem se soltar no meio da rua, e o altar apresenta problemas em sua estrutura. "É motivo de alegria constatar que o esforço realizado se converte em resultado positivo. Esse patrimônio histórico será restaurado em boa hora", expôs Collor.
O tempo de restauração é estimado em 18 meses. Desde o ano de 2013, o gabinete do senador Collor e o Iphan trabalharam de forma conjunta para a consolidação do projeto e, agora, o empenho resultou na liberação de recursos federais para as obras. A igreja já é tombada pelo Estado e município. Os técnicos do órgão informaram que está em andamento o tombamento federal.
De acordo com o Iphan, o prédio, que já sofreu algumas reformas ao longo de décadas, guarda quase integralmente seu traçado de planta e fachadas. A riqueza da azulejaria, tanto do revestimento externo, como dos painéis existentes na capela-mor, e os rodapés que percorrem todas as paredes laterais justificam a importância desse templo.
APOSTOLADO INICIOU NA IGREJA DOS MARTÍRIOS
E foi justamente na Igreja de Bom Jesus dos Martírios que, há 150 anos, um grupo de padres e leigos fundou o Apostolado da Oração em Alagoas. Foi quando ocorreu a primeira reunião do grupo. Isso no dia 16 de outubro de 1869.
E em 2019, ano do seu 150º aniversário, os membros de diversas partes da Arquidiocese de Maceió se reuniram no mesmo local para celebrar os 150 anos de fundação do movimento no Estado.
No último dia 16, houve uma programação especial naquela igreja onde tudo começou e que está prestes a ser reformada, proporcionando mais alegrias e devoção aos fiéis católicos.
Os documentos daquele primeiro encontro, contando um pouco da história do Apostolado, se perderam com o passar do tempo. Mas o padre Francisco Teixeira recordou que o grupo montado na Igreja dos Martírios foi se ramificando para outras cidades de Alagoas.
“Estamos celebrando com alegria este grupo que iniciou aqui e, graças ao coração misericordioso de Jesus, se expandiu e chegou a toda a província eclesiástica de Alagoas. Praticamente em todas as paróquias existe o Apostolado da Oração”, destacou o padre Francisco Teixeira.