app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Coluna Religião Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, e bispos do Regional Nordeste II que vieram para a abertura da CF 2020

Bispos do Regional NE2 são acolhidos em Maceió

Instituições da Federação Recriar receberam com carinho religiosos que vieram para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade

Por Marcos Felipe/Especial para a Gazeta | Edição do dia 29/02/2020 - Matéria atualizada em 29/02/2020 às 06h00

As instituições que participam da Federação Recriar receberam com carinho os bispos do Regional Nordeste II nessa quinta (27), em Maceió, que vieram para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade do regional.

Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, os assistidos e seus familiares passaram uma parte da manhã apresentando seus trabalhos aos bispos, com testemunhos e apresentações no Juvenópolis, que abriga um dos projetos de acolhimento.

“Somos uma Igreja Samaritana que celebra seu jubileu de 100 anos de elevação à Arquidiocese. E tudo ganha um sentido ainda mais especial com a Campanha da Fraternidade deste ano, que através da figura de Santa Dulce dos Pobres, nos quer recordar o nosso compromisso com o irmão que precisa de amor, carinho e cuidados”, disse o metropolita.

Dom Paulo Jackson, bispo da Diocese de Garanhuns e presidente do Regional NE2, falou sobre a experiência vivida e a ligação com a Campanha da Fraternidade 2020.

“A nossa presença aqui é um gesto de comunhão e fraternidade com essa querida Arquidiocese que chega ao seu Centenário. E nesta oportunidade, onde abriremos oficialmente a Campanha da Fraternidade, teremos a chance de observar dois ícones: o primeiro o próprio Jesus, o bom samaritano. E o segundo ícone, a nossa querida Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia”.

O presidente do regional disse que o momento vivido abriu os trabalhos dos bispos na Arquidiocese. “Este ano estamos conhecendo melhor a Igreja de Maceió, nos solidarizamos com ela, e essa abertura é uma antecipação da grande beleza que será o estudo e a missa de abertura oficial da Campanha. Obrigado pela vida de vocês, pelo testemunho, e pelos seus sonhos compartilhados conosco”.

A Federação Recriar reúne obras assistenciais de acolhimento a dependentes químicos, com a presidência de Dom Muniz. Trabalhando em conjunto, as instituições trocam experiências, fortalecendo a rede de tratamento aos dependentes e as suas famílias. Em 2019, a federação criou o Projeto Recriar Samaritano, onde os assistidos são reinseridos no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes.

Este ano, a Campanha da Fraternidade (CF) tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida.

O evento oficial da abertura da CF ocorreu na tarde dessa sexta (28), no auditório do Colégio Madalena Sofia, no Farol, onde os bispos e outros representantes do clero e leigos participaram de um seminário com a presença do professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Alagoas, Anderson de Alencar Menezes, e o doutorando em psicologia Amilton Júnior Amaranto, que debateram o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”. Em seguida, todos foram em caminhada para a Catedral de Maceió, onde houve a missa de abertura da CF, às 19 horas.

Mais matérias
desta edição