app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Coluna Religião Dom Muniz: “Muito nos honra a presença fraterna de to-dos vocês, nessa abertura da Campanha da Fraternidade

Missa de abertura da CF 2020 na Catedral

Arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, acolheu os irmãos no episcopado e todos os presentes à celebração

Por Marcos Filipe/Especial para a Gazeta | Edição do dia 14/03/2020 - Matéria atualizada em 14/03/2020 às 04h00

Os bispos das 21 dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB se reuniram com os fiéis na noite de 28 de fevereiro (uma sexta-feira) para a missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2020, que foi celebrada na Catedral Metropolitana de Maceió.

Os sacerdotes e o povo chegaram à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em caminhada, após participarem de um seminário que abordou o tema deste ano: “Fraternidade e Vida, Dom e Compromisso”.

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, acolheu os irmãos no episcopado e todas as pessoas presentes. "Todos quiseram que esta missa fosse aqui, na Catedral, para ver de perto este processo de restauro que está sendo feito. Destaco que oito pessoas, vindas das nossas comunidades terapêuticas, estão ajudando nesse trabalho, como alunos do curso de restauro. Muito nos honra a presença fraterna de todos vocês, nessa abertura da Campanha da Fraternidade”, disse Dom Antônio Muniz.

PRESIDENTE

A missa foi presidida por Dom Paulo Jackson, bispo da Diocese de Garanhuns e presidente do regional. “Temos muito a agradecer. O nosso sentido é de fraternidade, gratidão. Passando pelo Juvenópolis, os bairros com problemas no solo, a missa no Santuário da Virgem dos Pobres, em todos esses momentos fomos profundamente acolhidos e amados, nessa abertura da campanha”, disse Dom Paulo Jackson.

E completou em suas palavras dizendo ao povo: “Jesus é por excelência o bom samaritano. Ele quer também que você, batizado, seja um bom samaritano”.

Dom Limacêdo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, lembrou na homilia do momento especial em que ocorre esta abertura. “Ela acontece no contexto das celebrações dos 100 anos desta Arquidiocese e do Congresso Eucarístico Nacional, unidos na presença do Cristo na Campanha da Fraternidade”, comentou.

“Esta campanha nos lança um olhar sob a realidade difícil, que fere o homem, e machuca a natureza, dos que perderam sua fé e o sentido da vida, os desempregados, aqueles que se sentem injustiçados. É preciso lançar um olhar de amor, pois somos essa Igreja Orante, Solidária, Missionária e Samaritana”, completou.

OSTENSÓRIOS

No final da celebração, foram entregues às dioceses que compõem o Estado de Alagoas, os três ostensórios do I Congresso Eucarístico Provincial, realizado em 1945.

Eles percorreram todas as paróquias, em preparação ao II Congresso Eucarístico Provincial, que ocorrerá no mês de junho, em Maceió.

Mais matérias
desta edição