O mês de maio, na paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro do Farol, em Maceió, foi marcado pela Festa da Padroeira, que aconteceu entre os dias 15 e 22. Os devotos puderam participar de uma semana cheia de graças, de ensinamentos, de momentos especiais, desafios, novena, terços, celebrações e louvores, presencialmente na igreja matriz ou acompanhando a transmissão ao vivo pelas redes sociais.
A festa teve como tema “Vivendo com Santa Rita os valores do Evangelho” e contou com ilustres celebrantes. Foram eles: o frei Roberto Holanda, o padre Edvaldo Afrânio, o monsenhor Delfino Barbosa Neto, os padres Cícero Lenisvaldo, Ronaldo Silva dos Santos, Marcos Alves, Lídio Tenório, Rodrigo Rios e Elison Silva, além do vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção, padre Márcio Manuel Machado Nunes.
PARTICIPAÇÃO
Além da presença ativa dos grupos, movimentos, pastorais e músicos da paróquia, houve a participação dos Capuchinhos e Família Franciscana, bem como dos Colégios Nossa Senhora do Amparo, Santa Madalena Sofia e Cristo Rei. Especialmente, no sábado (22) foi celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis e do perdão, intercessora dos aflitos e modelo exemplar de esposa.
O pároco, Edvaldo Afrânio dos Santos, distribuiu as atividades em 12 horas de programação para evitar aglomeração e seguindo todos os protocolos em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
CERIMÔNIAS
Ao longo do dia foram realizadas diversas cerimônias e festividades em homenagem a gloriosa Santa Rita (como missas, terço da misericórdia, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço mariano, ladainha e benção da saúde com a relíquia de Santa Rita, vinda diretamente da Itália). Após os sorteios do festival de prêmios (ao invés de bingo), a tarde foi coroada pela carreata, substituindo a tradicional procissão, nos arredores da paróquia.
EMOÇÃO
“O encerramento foi mais que especial com a participação do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção e com a animação do canto dos seminaristas. Foi emocionante a participação de toda a comunidade, presencialmente e por meio das redes sociais”, explicou a coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Rita, Márcia Fidelix..
“Todos sentiram-se revigorados pela maravilhosa semana, afinal foram momentos importantes de fé, oração e homenagens à Padroeira Santa Rita de Cássia”, acrescentou. E encerrou, com uma exclamação: “A igreja se alegra e comemora. Agradecemos a Santa Rita de Cássia, sol brilhante da igreja católica. Viva Santa Rita de Cássia! Viva, viva!”.