Com o tema "Eucaristia, centro da nossa vida Cristã", o movimento Mães que Oram pelos Filhos realizou, no último dia 26, o VI Encontro Estadual, de forma presencial e on-line, na Catedral Metropolitana de Maceió, e reuniu cerca de 100 mães na modalidade presencial, e milhares de pessoas na virtual. Tudo foi feito em atendimento às determinações médicas sanitárias de prevenção à Covid-19, como o uso de máscara e o distanciamento social.
A programação teve início com a oração inicial e a entronização da imagem de Nossa Senhora de La Salette conduzida pela apresentadora do evento, Márcia Andréa –- coordenadora estadual. Em seguida foi rezado o Terço da Eucaristia, com a participação das coordenadoras diocesanas.
SEIVA
A primeira pregação teve como tema "Eucaristia, seiva que nos alimenta" (Jo 15,4-20), conduzida pela fundadora do movimento, Ângela Abdo, que participou de forma virtual do evento. Em seguida, o padre Michael Sandes conduziu a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Após a adoração, as pregações deram continuidade de forma virtual, com o padre Hadeleon Santana falando sobre o tema "Eucaristia, presença do Santo dos santos" (Ap 4,1-9), e o padre Lázaro José falando sobre "Eucaristia, máxima adoração, amor sem limites" (Mt 2,1-11).
O evento foi concluído com a Santa Missa, presidida pelo padre Danilo Santos, diretor espiritual do movimento na Diocese de Penedo, e concelebrada pelo padre Michael Sandes. Já a homilia foi baseada no tema central do encontro.
O QUE É
O Movimento Mães que Oram pelos Filhos tem como carisma a Restauração das Famílias pelo poder da Oração de Intercessão. É um chamado para que todas as mães, a exemplo de Maria, busquem no silêncio e na oração, cultivar a fé, ser fiel ao dom da maternidade que lhe foi concedido, vencer as dores, ser grata e saber rejubilar-se com as obras de Deus.
O “Mães que Oram” nasceu e cresce em obediência com a doutrina da Igreja católica. Seus ensinamentos orientam a zelar pela unidade com as paróquias que o acolhem, cultivar Deus nos corações com o compromisso da evangelização para que Cristo seja presença viva na família e na sociedade. Tudo isso seguindo os passos de Maria, por meio da prática de oração, busca pelos sacramentos, obediência aos mandamentos e vivência da vida fraterna.
A padroeira do movimento é Nossa Senhora de La Salette, uma mãe que chora por todos aqueles que lhe foram dados. Já faz muito tempo ela sofre e intercede por todos os filhos do mundo.
A veneração a Nossa Senhora de La Salette continua a ser uma das mais famosas aparições da Virgem Maria na idade contemporânea.