app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Coluna Religião Paróquias celebraram no dia 26 de julho os padroeiros dos avós: Santa Ana e São Joaquim

Duas cidades celebram os padroeiros dos avós

Festa de Senhora Sant’Ana e São Joaquim foi encerrada no dia 27 em Santana do Mundaú e Santana do Ipanema, no interior de Alagoas

Por Thiago Aquino/Especial para a Gazeta | Edição do dia 31/07/2021 - Matéria atualizada em 31/07/2021 às 04h00

O dia 26 de julho é dedicado aos avós porque a Igreja Católica celebra Santa Ana e São Joaquim nesta data. Em Alagoas, duas cidades homenageiam no nome a avó de Jesus: Santana do Ipanema e Santana do Mundaú. Os fiéis do município localizado na Zona da Mata de Alagoas, que territorialmente está ligado à Arquidiocese de Maceió, celebraram a padroeira e o co-padroeiro com uma programação especial.

A Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Mundaú, iniciou os festejos no dia 16 com missa de abertura e hasteamento da bandeira. Durante o novenário, houve duas missas (pela manhã e à noite). Os fiéis também rezaram o Ofício da padroeira e do co-padroeiro às 6h e o Terço às 12h. Nas celebrações da noite, a comunidade recebeu visitas de vários padres que já realizaram missão na paróquia.

O dia solene, 26 de julho, feriado municipal, começou com uma alvorada festiva com queima de fogos. Às 8h30 foi celebrada a Missa dos Avós na Igreja Matriz e quem presidiu foi padre Valmir Galdino, administrador da Paróquia Santa Luzia, no Tabuleiro, e chanceler da Cúria Metropolitana.

Os fiéis se reuniram às 14h para a Hora Santa, momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido por padre Lourenço Júnior, administrador paroquial. Na sequência, a Missa Solene foi presidida por padre Edvan Bernardino, natural de Santana do Mundaú, e concelebrada por padre Leones Almeida, de Maceió.

Por causa da pandemia da Covid-19, não houve procissão, mas uma carreata com a imagem dos dois padroeiros. Pela primeira vez, as imagens dos dois saíram juntas em um andor. Isso porque a Paróquia é dedicada apenas a Senhora Sant’Ana, mas em 2015 o Residencial Santana do Mundaú, conjunto construído após a enchente de 2010, tornou-se uma nova comunidade e recebeu como padroeiro São Joaquim.

Durante a carreta, muitos fiéis aguardaram na frente das suas casas para ver o carro andor passar. Vários altares com a imagem de santos de devoção foram montados nas calçadas. Acompanhado de um trio, o trajeto foi animado com canto e oração. O momento foi encerrado na Praça Santa Ana, com bênção do Santíssimo e queima de fogos. Todos os momentos da festividade foram transmitidos pelas redes sociais da Paróquia. A Missa de encerramento ocorreu na terça (27).

“Apesar da pandemia, não poderíamos deixar de homenagear a nossa padroeira e nosso co-padroeiro. Tivemos o primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos, um pedido do Papa Francisco, então, foi mais um motivo para celebrarmos os avós de Jesus e nossos. Tempo de alertar que os nossos avós aqui na terra precisam de atenção. Rezemos, louvamos e pedimos a Santa Ana e São Joaquim que roguem a Deus por nossas necessidades. Foram momentos de graças na vida de todos nós”, disse padre Lourenço Júnior.

Mais matérias
desta edição