Na classe Alternativa da Escola Bíblica da Igreja Batista Betel do último domingo (8), o professor Eliézer Malta Pinheiro pediu aos alunos – jovens e adultos – que fizessem uma lista de tudo o que eles receberam de Deus no decorrer da semana anterior. As respostas foram bênçãos espirituais, materiais, acontecimentos marcantes, vitórias e orações respondidas.
A lição intitulada ‘Louve a Deus com Gratidão’ foi extraída da revista Reflexões Bíblicas, distribuída gratuitamente pela Convenção Batista Alagoana (CBA), em parceria com sua congênere mineira, autora da publicação. A pergunta que o professor fez aos alunos, como ele enfatizou, precisa ser respondida, também, por muita gente que não faz da gratidão a expressão de um louvor agradável a Deus.
“Na verdade, são poucos os que se preocupam em agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós; esta, por sinal, é uma prática antiga que certamente O entristece”, comentou Eliézer.
Ele lembrou, como exemplo, os dez leprosos que Jesus curou (Lucas 17.11-19) e mandou que fossem se apresentar ao sacerdote para confirmar a cura. “Só um voltou para agradecer”, comentou.
OS BENEFÍCIOS
A recomendação do professor de Escola Bíblica Dominical aos alunos foi para que eles observassem no Salmo 103.1 como Davi agradecia a Deus quando as coisas boas aconteciam em sua vida. O poderoso rei, chamado de ‘O homem segundo o coração de Deus’, começa sua prece dizendo: ‘Ó minha alma bendize o Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios’.
“Nesse primeiro versículo, o salmista inicia a oração conversando consigo mesmo, estimulando sua alma a louvar a Deus em gratidão pelos benefícios a ele concedidos”, explicou Eliézer Malta, solicitando aos alunos que fizessem uma leitura minuciosa do Salmo. Dos versículos 3 a 5, segundo ele, Davi enumera, pelo menos, cinco bênçãos decorrentes de sua experiência com Deus.
“No versículo 3 temos duas bênçãos: a do perdão e a da cura; no 4, mais duas bênçãos: a do livramento e a do amor e misericórdia; e no 5, a bênção da provisão”, acentuou o professor.
Por último, Eliézer Malta pediu aos alunos que não ficassem esperando uma bênção especial ou um milagre para dar graças a Deus. “Olhem em volta e vejam quantas coisas Ele já fez por vocês”, concluiu.