O Desafio da Família Pastoral Nesses Novos Tempos é o tema do encontro que a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil em Alagoas (OPBB/AL) realiza desde quinta-feira (6) no Acampamento Batista de Paripueira. O evento ocorre todos os anos e tem como objetivo a comunhão e o encorajamento dos pastores e suas famílias para continuarem firmes e constantes na obra do Senhor.
“Escolhemos este tema para o Acampamento da Família Pastoral deste ano porque entendemos e esperamos que diante do que estamos passando, tenhamos as famílias mais unidas, pois, a pandemia teve tanto o papel de aproximar como de afastar; nosso desejo é ver as famílias mais fortalecidas, mesmo diante da fragilidade humana”, disse o pastor Daniel Tina, presidente da OPBB/AL.
Para falar sobre o difícil tema, a OPBB/AL convidou o pastor, escritor e professor Jilton Moraes, que chegou na quinta-feira a Maceió com sua esposa, a professora Ester Moraes, dizendo-se radiante de alegria por voltar à sua terra natal. Ele é alagoano, nascido no bairro Bebedouro. “Tenho andado por terras distantes desde 1966, quando saí para estudar no Recife”, informou o pastor.
Depois do Recife, onde concluiu sua formação teológica, o pastor deu continuidade à sua peregrinação de mais de 50 anos fora de Alagoas indo trabalhar em Fortaleza, Belém e Teresina. Voltou para o Recife e seguiu depois para Brasília, onde morou 20 anos. “Agora estou residindo outra vez no Recife, aqui pertinho dessa terra querida dos Marechais”, contou.
TEMPO DE CONFUSÃO
Sua primeira mensagem, na quinta-feira à noite, o pastor falou sobre Realização em Tempo de Confusão. Este foi o primeiro tema do acampamento. Na sexta pela manhã falou sobre o Resgate da Realização. “Este segredo consiste em deixar que o Senhor dirija a nossa casa, nossa família e planos, pois a Palavra nos diz que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.
Na noite de sexta falou sobre o Tempero e Temperança, mostrando como é importante que a família tenha significação e que haja também temperança, paciência e equilíbrio. Ainda na sexta, pela manhã, o pastor e a esposa falaram nas oficinas do retiro. Ele sobre o tema Esposa e Mãe: Mais que Pastora, e a professora sobre Marido, Pai e Pastor.
Na manhã deste sábado, o assunto abordado pelo pastor será Quando o Perdão é Completo. Ele fala fundo sobre a completude do perdão. O outro tema que eles apresentarão será Não Deixe o Leite Derramar. No encerramento, neste domingo pela manhã, a mensagem de despedida para os pastores e líderes será Não Deixe a Bíblia de Lado, mostrando que, para ministrar bem, é preciso ler a Palavra de Deus.