app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Coluna Religião Noviças da Fraternidade O Caminho participaram no domingo (23) de rito de profissão religiosa

Noviças participam de rito de profissão religiosa

Fraternidade O Caminho, missão de Maceió, reunida com membros de missões oriundas de outras cidades realizou o evento no domingo (23)

Por Mickael Douglas/Pascom Bebedouro | Edição do dia 29/01/2022 - Matéria atualizada em 29/01/2022 às 04h00

Na manhã do domingo (23), de janeiro, a Fraternidade O Caminho, missão de Maceió, reunida com outros membros de missões oriundas de Aracaju-SE, do Crato-CE, de Juazeiro do Norte-CE, de Recife-PE e de Sirinhaém-PE, realizou o rito de profissão religiosa das pobres de Jesus Cristo para admissão de nove jovens noviças. Elas deram o seu testemunho concreto do sim a Deus, em rito com a presença da Superiora regional e do sacerdote, sendo acolhida pela comunidade religiosa como freiras. Logo após o rito, a Santa Missa foi presidida por padre Marcello Melo e concelebrada pelo padre Márcio Roberto, ambos da Arquidiocese de Maceió.

Durante a homilia, o celebrante ressaltou a passagem: “Eis que venho fazer, com prazer, a vontade de Deus”, frisando, com base nessa passagem, que ‘o mundo está cansado de vocações que não fazem a vontade de Deus com prazer’”, onde relata que conhece pessoas que foram chamadas por Deus, não corresponderam e hoje são infelizes por não dar ouvidos e não corresponder à vontade de Deus.

Padre Marcelo ainda direcionou uma palavra para as religiosas recém-acolhidas: “Porque é na vida de perfeição que nós vamos nos aproximar de Deus [...], para que tenhamos o sair de si mesmo, para fazer a vontade de Deus, e não nos perderemos, por estar com Ele”. Ainda fez um outro direcionamento: “Olhe, irmãs, vocês são sementes de santidade para o mundo”. E, ao final, pediu que uns rezem pelos outros, cada um na sua vocação, pois não é fácil segui-la, mas que conseguimos por graça de Deus.

A alegria das noviças estava visível em seus rostos, mas, sobretudo nos corações, como relata a irmã Filomena de Jesus: “Inexplicável, porque é uma graça muito grande depois de uma longa caminhada chegar e publicamente professar o ‘sim’ que eu quero eternizar, que seja para sempre”. Já a irmã Alegra confirmou o que foi falado anteriormente, dizendo: “É algo que o nosso coração sente e não sabemos expressar e o sentimento que brota em mim, no dia de hoje, é justamente essa alegria, essa felicidade, por poder uma vez mais firmar o meu sim cada vez mais em Deus”.

Ao final, as irmãs que professaram seus votos religiosos fizeram os agradecimentos aos fundadores da Fraternidade O Caminho, às irmãs superioras, na pessoa da superiora regional, aos familiares, amigos presentes, às irmãs formandas e demais irmãs que colaboraram para o tão aguardado momento celebrado no domingo, como também aos sacerdotes que presidiram a missa em ação de graças.

A Fraternidade O Caminho também realiza um trabalho com a vocação leiga e seu carisma é voltado aos mais necessitados e excluídos. Para os que nutrem o desejo de poder conhecer mais sobre a vocação e sobre a Fraternidade O Caminho, basta acompanhar nas redes sociais, seguindo o Instagram da missão de Maceió: @ocaminhomaceio. Lá podem conferir o endereço, meios de contato e as formas de conhecer e participar deste lindo caminhar para o céu por meio da fraternidade.

Mais matérias
desta edição