A capital alagoana foi escolhida para sediar o 9º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, em 2024. A decisão foi tomada por coordenadores da Pastoral da Comunicação das arquidioceses e dioceses de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nos dias 29, 30 e 31 de julho, a Província Eclesiástica de Alagoas marcou presença na edição bienal do evento em Patos (PB).
O anúncio da nova sede do Muticom, como é conhecido, foi feito durante a 8ª edição do evento no fim de semana, no Centro de Treinamento Diocesano, localizado no município de Patos, na Paraíba. Os coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) estiveram reunidos em momentos formativos e de espiritualidade. A programação foi norteada pelo tema "Ambiência digital e a cultura do encontro: pensar a comunicação numa sociedade democrática".
Será a segunda vez que Maceió receberá os comunicadores dos quatro estados que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2011, foi realizado o 4º Muticom, que refletiu o tema "Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura". O próximo Muticom já tem data: 18, 19 e 20 de outubro de 2024, ano em que a Arquidiocese de Maceió celebrará 30 anos de serviços de comunicação e o Ano Arquidiocesano da Comunicação.
Em Patos, o 8º Muticom teve a participação, de forma presencial, de agentes de 13 arquidioceses e dioceses e com participantes virtuais de cinco outras dioceses. Estavam presentes coordenadores diocesanos da Pascom da Arquidiocese de Maceió e das dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios.
Representaram a Pascom da Arquidiocese de Maceió a coordenadora arquidiocesana Maria Cícera, o agente Thiago Aquino e o padre Fernando Bezerra. Maceió também contribuiu com a programação, apresentando o subsídio Espiritualidade do Comunicador, elaborado pelos agentes e jornalistas Marcos Filipe e Thiago Aquino.
Além disso, durante o Muticom, também foi eleita a nova coordenação no Regional NE2. O padre Jerffeson Adelino, da Diocese de Caruaru (PE), que nos últimos anos foi assessor eclesiástico, recebe agora a função de coordenador. A vice-coordenação fica na responsabilidade de Maria Cícera, da Arquidiocese de Maceió (AL), que já estava como secretária na comissão desde 2018. O cargo é novo e foi instituído a partir do Regimento da Coordenação Regional da Pascom.
A Missa de envio dos comunicadores foi presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo da Diocese de Patos. Enquanto as palestras foram assessoradas pela professora doutora Andréia Gripp, o professor Lindolfo Souza, dom Joaquim Mol (referencial para a Comunicação no Brasil) e a jornalista vaticanista Mirticelli Medeiros.