Artigo
A OBEDIÊNCIA DE SÃO JOSÉ
...

É impressionante a vida virtuosa de São José. No seu silêncio e na sua humildade, São José nos dá uma maravilhosa lição de como ser um bom cristão.
São José é um homem do silêncio, ou seja, nas sagradas Escrituras não aparece uma palavra de José. Isto revela-nos quanto ele era humilde. De fato, ele viveu sempre como servidor de Deus. Viveu no seu silêncio como um homem justo no rigor da palavra. Nunca quis aparecer, nunca falou para protestar ou para mandar, nunca se apresentou como o tutor de Jesus.
Também o que se sobressai entre as virtudes de São José é a sua obediência. Vejamos alguns casos em que nosso Santo demonstra uma total obediência e consequente aceitação dos desígnios divinos.
Noivo de Maria e, de repente, sua noiva apareceu grávida. A lei mosaica, vigente então, era clara e dura. No caso de Maria, ela, se fosse verdade que perdera a virgindade durante seu noivado, “devia ser levada até a entrada da casa do pai e os homens da cidade a apedrejavam até a morte, por haver cometido uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa paterna” (Dt 22,20-21). José podia ter se valido dessa lei para se vingar de sua noiva, mas ele, obediente em tudo à vontade divina, recebeu sua noiva em sua casa como legítima esposa: “José, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor que lhe disse: José, filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo... Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.” (Mt 1.19-20,24). Que obediência fantástica de São José!
A mesma obediência aparece quando um anjo lhe disse, durante a noite, para se levantar e fugir para o Egito: “O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito.” (Mt 2,13-14). Obediência total a Deus!
E, quando se trata de cumprir a lei de Deus, como na apresentação no Templo, ou à lei humana, como ir para o recenseamento, José não pestaneja. Simplesmente obedece. Homem santo, justo, a vontade Deus está em primeiro lugar em toda sua vida.