loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 28/03/2025 | Ano | Nº 5933
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Coluna Religião

Artigo

..... SIMÃO CIRENEU .......

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Na hora em que Jesus carregava a cruz para o Calvário, quando uma multidão de amigos e de beneficiados o abandonou e outra multidão o insultava com blasfêmias e insultos variados, duas pessoas surgiram no cenário, que nos deixaram uma mensagem maravilhosa. Foram elas Simão Cireneu e Verônica. Comecemos com Simão Cireneu.

Pouco sabemos sobre esse Simão. O evangelho nos diz que ele era de Cirene (e, não, Cirine), cidade na costa do norte da África, fundada pelos gregos, posteriormente conquistada pelos romanos e que possuía uma grande colônia de judeus.

Parece que Simão era judeu e que teria vindo a Jerusalém para a festa da Páscoa, talvez na esperança de conseguir uma gota do sangue do cordeiro imolado no Templo, mas ao chegar ao lugar em que encontrou Jesus, os romanos o chamaram para ajudar Jesus, que se encontrava em estado de exaustão. Segundo São Marcos, Simão foi obrigado pelos romanos a ajudar Jesus a carregar a cruz por alguns metros, mas São Lucas, contando o mesmo fato, usa o verbo epilambamein, que significa que Simão foi convidado a ajudar Jesus e, assim, Simão aparece como discípulo de Jesus. O evangelho diz também que Simão, na ocasião, estava vindo do campo, isto, porém, não significa que ele era agricultor.

O certo é que Simão, querendo ou não, foi um agraciado e, ao invés de receber uma gota de sangue de um cordeiro qualquer, viu suas vestes se ensoparem do sangue do Cordeiro de Deus e ele nos deixou, ainda por cima, a mensagem de que podemos e devemos ajudar Jesus no mistério da redenção.

Nossa ajuda pode ser pela oração, pela palavra, pelo testemunho de uma vida verdadeiramente cristã. Cristo chamou a todos nós para esta missão. Pela oração, porque devemos rezar e rezar muito pela nossa conversão e conversão dos nossos irmãos, que estão afastados da Luz, da Água viva. Pela palavra, porque devemos aproveitar cada oportunidade de, ao invés de falar palavras inúteis e ter conversas banais, dizer uma palavra de consolo, de afeto, de orientação.

Pelo testemunho de uma vida verdadeiramente cristã, sobretudo aproveitando cada dor, cada sofrimento, cada chicotada recebida, para carregar a cruz com alegria, com paz, em união com Jesus, para desagravo das ofensas contra ele e para ajudá-lo na redenção do mundo. Com efeito, o mandamento do Senhor, antes da sua Ascensão, não foi só para os apóstolos, mas para todos nós, seus seguidores: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura.” (Mc 16,15). Por isso, Paulo disse: “Ai de mim, se não evangelizar!” (1 Co 9,16).

Relacionadas