loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 28/03/2025 | Ano | Nº 5933
Maceió, AL
30° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

PADRES CARMELITAS SÃO EMPOSSADOS NO FRANCÊS

Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz deu posse aos novos padres carmelitas descalços, no último sábado (11), em Marechal Deodoro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Dom Antônio Muniz (sentado) com o novo pároco, Frei Francisco Aurilio, e os vigários, todos freis carmelitas descalços
Dom Antônio Muniz (sentado) com o novo pároco, Frei Francisco Aurilio, e os vigários, todos freis carmelitas descalços -

A Paróquia São Pedro Pescador, no Francês, em Marechal Deodoro, acolhe os novos freis. O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, deu posse canônica ao novo pároco, Frei Francisco Aurilio, e aos vigários que também são freis carmelitas descalços. O rito de posse ocorreu durante a Santa Missa no sábado (11).

A Igreja de São Pedro ficou pequena para acolher os fiéis que participaram da celebração já com a liturgia do 3º Domingo da Quaresma. O rito de posse canônica foi marcado pela profissão de fé do novo pároco diante do arcebispo, a entrega simbólica da chave do sacrário e de uma estola, um paramento litúrgico.

Durante a missa, Dom Antônio Muniz destacou a missão do novo administrador. “O pároco vai ter a guarda espiritual do povo de Deus. A você entrego essa porção do povo de Deus da minha Arquidiocese. Entrego algo precioso que é a estola, sinal sacerdotal, que se revestindo dela você vai trazer a Confissão, as exéquias, consolar os enfermos e exercer a missão paroquial com seus irmãos sacerdotes”, disse o arcebispo.

A palavra foi dirigida ao novo pároco, Frei Francisco Aurilio, e aos vigários frei Odair Madeiro (capelão do convento), frei Aldenir Francisco e frei Edezeo. No final da celebração, o pároco expressou a alegria de estar assumindo pela primeira vez a função em sua caminhada sacerdotal.

“Agradeço a confiança da Província da Ordem dos Carmelitas Descalços e da Arquidiocese de Maceió por eu estar exercendo pela primeira vez a missão de pároco. Sempre fui voltado ao Convento e agora o olhar deve ser para fora, um desafio, mas conto com a oração de vocês para fazer um bom trabalho. Que possamos abrir nosso coração uns para com os outros, acolher Jesus Cristo para saber o que Ele quer nos falar”, afirmou o sacerdote e frei. “Estamos para caminhar com vocês, rezem por nós para que possamos conduzi-los como Deus deseja”, acrescentou.

A Paróquia São Pedro Pescador foi criada em 2008 por Dom Antônio Muniz e compreende a região litorânea da Praia do Francês, com a Matriz, e as comunidades de Santa Ana (Mucuri); Divina Pastora, Imaculada Conceição e Mãe Rainha (Massagueira); Santa Luzia, São Pedro e Santa Ângela (Barra Nova), Santa Rita na Ilha e Santa Rita no Riacho Velho. Em 2011, os freis Carmelitas Descalços, vindos do Sudeste, chegaram para missão na comunidade. Em 2012, a Arquidiocese permitiu que os frades assumissem oficialmente a Paróquia.

O QUE É

A Ordem dos Carmelitas Descalços (ou apenas Carmelitas Descalços) é um ramo da Ordem do Carmo, formado em 1593, que resulta de uma reforma feita ao carisma carmelita elaborada por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Este ramo divide-se em três diferentes tipos de família carmelita: os padres ou frades, as freiras contemplativas de clausura monástica e os leigos consagrados.

No caso particular dos leigos Carmelitas Descalços, dá-lhes o nome de Carmelitas Descalços Seculares.

Relacionadas