app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Coluna Religião Assim como no ano passado, Encontro de Pentecostes de 2023 deve reunir centenas de fiéis no Ginásio do Sesi

ENCONTRO DE PENTECOSTES CELEBRA JUBILEU DE 40 ANOS

Arquidiocese de Maceió prepara edição jubilar do evento, que será realizado no dia 28 deste mês, no Ginásio do Sesi, no Trapiche

Por Pascom Arquidiocesana | Edição do dia 20/05/2023 - Matéria atualizada em 20/05/2023 às 04h00

A Arquidiocese de Maceió, desde o ano de 1983, realiza o Encontro de Pentecostes, sendo esta edição de 2023 o Jubileu de 40 anos, a ser realizada no domingo de Pentecostes, dia 28 de maio, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, antigo Ginásio do Sesi, no Trapiche. O tema geral será “Enchei-vos do Espírito Santo” (Cf. Efésios 5,18b).

A história deste conhecido encontro de oração em Maceió está lado a lado com a chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese. “No final dos anos 1970 e início de 1980, os Grupos de Oração já começavam a se instalar nas paróquias, atraindo muitos fiéis desejosos de viverem um novo Pentecostes em suas vidas, isto é, clamar o Espírito Santo para lhes renovar a fé e o ardor missionário. Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983, no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ocorrer em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do Sesi e o Trapichão”, conta o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do encontro.

Ele testemunha: “Pentecostes é uma celebração de toda a Igreja; é a festa da unidade, proporcionada pelo Espírito Santo, dom de Deus, congregando clérigos, religiosos, religiosas, seminaristas e os fiéis de todos os Movimentos, Pastorais, Associações e Organismos presentes na Arquidiocese. Quem participa sai renovado para a sua missão na Igreja e no mundo”.

Esta história jubilar possui dados interessantes, um deles é que desde 1983 o encontro acontece de modo ininterrupto. Mesmo no período crítico da pandemia da Covid-19, sobretudo em 2020 e 2021, seu formato foi adaptado ao modo on-line e, mesmo assim, alcançou milhares de pessoas. O ano passado voltou ao modo presencial atraindo cerca de 12 mil fiéis e, segundo os organizadores, a RCC e o Conselho Arquidiocesano de Leigos, a expectativa este ano é bem maior. Caravanas das paróquias da capital e do interior já estão sendo formadas. Haverá também o Pentecostes Kids para as crianças.

Ao longo da programação haverá animação, louvor, pregação, momento Mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço da Misericórdia e a Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz.

Padres da Arquidiocese estarão ministrando o Sacramento da Confissão durante o evento. A entrada é franca, mas a organização pede, apenas, um quilo de alimento não perecível, cujo arrecadado será destinado às obras sociais da Arquidiocese.

SOLENIDADE LITÚRGICA

Segundo o calendário cristão, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do Ano Litúrgico e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo, conforme relata a Sagrada Escritura, marcando, assim, o início da missão da Igreja por todo o universo. É uma solenidade que ocorre 50 dias após o Domingo de Páscoa e no sétimo dia após a celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.

Mais matérias
desta edição