A Arquidiocese de Maceió, desde o ano de 1983, realiza o Encontro de Pentecostes, sendo esta edição de 2023 o Jubileu de 40 anos, a ser realizada no domingo de Pentecostes, dia 28 de maio, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, antigo Ginásio do Sesi, no Trapiche. O tema geral será “Enchei-vos do Espírito Santo” (Cf. Efésios 5,18b).
A história deste conhecido encontro de oração em Maceió está lado a lado com a chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese. “No final dos anos 1970 e início de 1980, os Grupos de Oração já começavam a se instalar nas paróquias, atraindo muitos fiéis desejosos de viverem um novo Pentecostes em suas vidas, isto é, clamar o Espírito Santo para lhes renovar a fé e o ardor missionário. Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983, no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ocorrer em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do Sesi e o Trapichão”, conta o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do encontro.
Ele testemunha: “Pentecostes é uma celebração de toda a Igreja; é a festa da unidade, proporcionada pelo Espírito Santo, dom de Deus, congregando clérigos, religiosos, religiosas, seminaristas e os fiéis de todos os Movimentos, Pastorais, Associações e Organismos presentes na Arquidiocese. Quem participa sai renovado para a sua missão na Igreja e no mundo”.
Esta história jubilar possui dados interessantes, um deles é que desde 1983 o encontro acontece de modo ininterrupto. Mesmo no período crítico da pandemia da Covid-19, sobretudo em 2020 e 2021, seu formato foi adaptado ao modo on-line e, mesmo assim, alcançou milhares de pessoas. O ano passado voltou ao modo presencial atraindo cerca de 12 mil fiéis e, segundo os organizadores, a RCC e o Conselho Arquidiocesano de Leigos, a expectativa este ano é bem maior. Caravanas das paróquias da capital e do interior já estão sendo formadas. Haverá também o Pentecostes Kids para as crianças.
Ao longo da programação haverá animação, louvor, pregação, momento Mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço da Misericórdia e a Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz.
Padres da Arquidiocese estarão ministrando o Sacramento da Confissão durante o evento. A entrada é franca, mas a organização pede, apenas, um quilo de alimento não perecível, cujo arrecadado será destinado às obras sociais da Arquidiocese.
SOLENIDADE LITÚRGICA
Segundo o calendário cristão, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do Ano Litúrgico e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo, conforme relata a Sagrada Escritura, marcando, assim, o início da missão da Igreja por todo o universo. É uma solenidade que ocorre 50 dias após o Domingo de Páscoa e no sétimo dia após a celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.