![Dom Antônio Muniz celebrou 25 anos de episcopado com bispos do Regional NE2, no último dia 24 de maio Dom Antônio Muniz celebrou 25 anos de episcopado com bispos do Regional NE2, no último dia 24 de maio](/img/Artigo-Destaque/400000/ARCEBISPO-CELEBRA-25-ANOS-DE-EPISCOPADO0040509200-xs.jpg?xid=600537)
ARCEBISPO CELEBRA 25 ANOS DE EPISCOPADO
Dom Antônio Muniz celebrou Jubileu de Prata, está há 16 anos à frente da Arquidiocese de Maceió e festejou com bispos do Regional NE2
Por Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana | Edição do dia 03/06/2023 - Matéria atualizada em 03/06/2023 às 04h00
Já são 25 anos desde o dia em que dom Antônio Muniz Fernandes, há 16 anos arcebispo de Maceió, foi ordenado bispo na cidade de Princesa Isabel, na Paraíba. Para celebrar o Jubileu de Prata da ordenação episcopal, uma Missa reuniu 11 bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, vários padres, religiosas, seminaristas e uma representação dos leigos da Arquidiocese de Maceió.
A celebração, que também lembrou os 43 anos de ordenação sacerdotal, foi realizada no dia 24 de maio e seria aberta a todos os fiéis, mas por causa do tratamento que o arcebispo enfrenta contra a diabetes, por recomendação médica, a Missa aconteceu na residência episcopal.
No início da celebração, dom Antônio Muniz agradeceu a presença de todos. “Tenho a alegria de celebrar este momento com pessoas de minha terra Princesa Isabel, familiares, amigos da minha infância, representação da família presbiteral e com irmãos bispos. Para minha alegria e é muita honra para minha vida a presença deles neste dia”, partilhou o arcebispo.
INSPIRAÇÃO
A homilia foi feita por dom Francisco de Sales, bispo de Cajazeiras, na Paraíba, e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Vale destacar que dom Francisco também é carmelita e foi ordenado bispo por dom Antônio Muniz.
“Podemos testemunhar que, como bom carmelita, dom Antônio buscou, inspirando-se na figura do prior que exerceu em tantos momentos no seu serviço ao Carmelo, dar forma e vida ao seu ministério pastoral nestes 25 anos de episcopado. Tantas vezes o senhor se levantou, depôs o manto, depois a toalha e inclinou-se e lavou os pés dos mais necessitados através de tantas iniciativas que na sua mente borbulhavam igual um vulcão com desejo tanto de servir. O senhor procurou ser imagem do Cristo Servo no meio dos seus irmãos”, destacou dom Francisco Sales.
Em nome do clero da Arquidiocese, o padre Bacilon Monteiro, agradeceu a presença dos bispos e dos padres. O sacerdote destacou a missão de pai do arcebispo.
“Estamos felizes com o senhor pelos frutos do seu ministério durante esses anos, sendo mais da metade conosco. É muito gratificante para nós quando um pai olha para nós e pede que nós tenhamos coragem, isso nos dá força e ânimo para continuar na missão”, observou o padre.
HOMENAGENS
Ao encerramento da celebração, dom Antônio Muniz Fernandes recebeu homenagens de vários romeiros do Padre Cícero. Também se fizeram presentes no evento bispos de dioceses e arquidioceses dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.