app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5865
Coluna Religião

.. ATUALIDADE DE SANTA TERESINHA ..

...

Por Mons. Pedro Teixeira Cavalcante /Teólogo | Edição do dia 07/10/2023 - Matéria atualizada em 07/10/2023 às 04h00

A figura deste mundo é fugaz, já nos advertia São Paulo (I Co 7,31). Realmente, tudo passa, mas algumas coisas e algumas pessoas ficam porque foram marcadas com o selo da eternidade. Jesus é de ontem, de hoje e será para sempre ( Hb 13,8), pois é a verdade e a vida. Seu evangelho é tão atual hoje, como o foi no seu tempo.

Entre os santos, Santa Teresinha refulge como uma estrela, que está sempre viva e a brilhar no céu dos filhos de Deus. Por que isso acontece com Santa Teresinha? As pessoas procuram os santos por vários motivos. Procuram-nos muito por interesse, isto é, porque querem que eles intercedam por elas e alcancem o que desejam. Vejam o caso de Santo Antônio. É impressionante como os católicos são devotos desse santo. Suas celebrações enchem as igrejas. Mas, poucos católicos conhecem bem sua vida, sua mensagem espiritual.

No caso de Santa Teresinha aparecem três motivos. De um lado, ela prometeu que derramaria uma chuva de rosas sobre aqueles que a invocassem e também que passaria seu céu, fazendo o bem sobre a terra. Estas afirmações provocaram e provocam interesse dos fiéis. E, na prática, a Santa tem honrado sua promessa e, por isso, muitos a procuram.

A figura de Teresinha é fascinante e atraente, por isso até mesmo muitos que não são católicos a admiram e a respeitam. Na capela dos padres carmelitas em Cairo há uma imagem de santa Teresinha, que atrai muitos muçulmanos, que confessam abertamente que “aquela moça nos fascina”.

Mas, o terceiro motivo da atualidade de santa Teresinha é a sua mensagem. Com efeito, a Santa nos deixou pelo exemplo de sua vida e pelos seus escritos, uma visão profunda, bela, simples, sempre nova e atual do evangelho de Jesus. E, aqui está a razão principal por que ela foi e sempre será um “furacão de glória”, como disse Pio XI, e a “maior santa dos tempos modernos”, como declarou Pio X.

Santa Teresinha não passou nem passará, porque ela deixou para todos a verdadeira e central leitura da mensagem evangélica. Ela viveu e ensinou o que está escrito: Deus é Amor! Está verdade já está escrita há séculos, mas ela, iluminada pelo Espírito Santo, descobriu toda sua profundidade e, partindo do dado de que a Trindade só se explica pelo amor, e analisando como deve ser esse amor, traçou um Caminho simples, claro e fácil para se chegar a Deus e para, por consequência, viver feliz carregando cada um seu cruz neste vale de lágrimas.

Mais matérias
desta edição