Anualmente, jovens de todo o Brasil se reúnem no último domingo de outubro, exceto em anos eleitorais, celebrando e debatendo questões fundamentais ligadas às suas vidas com o Dia Nacional da Juventude. O DNJ é uma celebração da vitalidade das juventudes diocesanas, com temas alinhados à Campanha da Fraternidade, que direcionam as ações do Setor Juventude da CNBB, incluindo a Semana da Cidadania e do Estudante.
O Encontro, realizado no Ginásio Poliesportivo do Colégio Santíssima Trindade, no bairro Barro Duro, teve início com a acolhida dos Grupos e movimentos juvenis, no domingo (29), em Maceió, que durante todo o dia participaram de uma intensa programação promovida pelo Setor Juventude da Arquidiocese.
O padre Francisco Guido, coordenador do Setor Juventude, presidiu a Santa Missa e, em sua homilia, trouxe algumas reflexões: “Nós viemos a este mundo para que toda a nossa alma tenha as aspirações de amar como Jesus amou. Ele é o exemplo, Ele é o modelo. Vocês já comungaram o Corpo de Cristo, o verdadeiro amor. Jovens sem aspirações porque não assumiram aquilo que aparentemente parece não conseguir atingir que é a santidade, que é a vida eterna”.
Monsenhor José Augusto, vigário geral da Arquidiocese, representou o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes. Convocando os jovens, ele os motivou a assumirem compromissos em suas paróquias e, em especial, os chamou a serem catequistas, pois é um ministério muito carente e que necessita de operários e os capacita para isso, com formações mensais promovidas pelos próprios catequistas.
“Foi a primeira vez que eu participei do DNJ e para mim foi uma experiência incrível que eu vou carregar por toda a minha vida. Poder partilhar desses momentos, poder rezar juntos, adorar Jesus juntos e estar na presença de Maria juntos”, testemunhou a jovem Raissa Beatriz, membro do Movimento Eucarístico Jovem, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto.
O DNJ
Em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Nacional da Juventude (DNJ) teve sua gênese. Seu propósito era claro: motivar os jovens a se engajarem na construção de uma sociedade melhor, inspirando reflexões e discussões profundas.
Contando com o apoio dos bispos de todas as Dioceses do país, o DNJ busca celebrar a vida dos jovens de forma alegre e comprometida com a realidade que os cerca, inspirados pela mensagem de Jesus Cristo. O lema deste ano, “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17), aprofunda o tema da Campanha da Fraternidade 2023 e reflete o compromisso contínuo de inspirar a juventude a contribuir para um mundo mais justo e solidário, através da fé e envolvimento ativo na sociedade.