app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Coluna Religião

POR QUE JESUS FICOU EM JERUSALÉM?

...

Por Mons. Pedro Teixeira Cavalcante/ Teólogo | Edição do dia 09/12/2023 - Matéria atualizada em 09/12/2023 às 04h00

O evangelista Lucas nos conta o seguinte: “Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram, então, a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no Templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.” (Lc 2,41-47)

Depois de ler esta narração, vem de imediato uma pergunta curiosa, isto é, por que Jesus ficou em Jerusalém sem avisar a seus pais? Não sabia ele que tal procedimento causaria angústia a seus pais? Teve Jesus receio de comunicar sua decisão a eles, temendo uma negativa?

Certamente Jesus teve motivos para justificar seu procedimento, pois tudo o que fez na sua vida foi para cumprir a vontade do seu Pai. Não disse ele a João Batista, quando relutou em batizá-lo: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça.” (Mt 3,15). Jesus veio à terra com um plano divino para realizar e ele cumpriu esse plano, seguiu esse caminho direito, essa justiça estabelecida pelo Pai.

Meditando bem essa atitude de Jesus com seus pais, podemos descobrir alguns motivos. Os aqui apresentados são sugestões, frutos de meditações pessoais.

Talvez Jesus quisesse provar a fé de seus pais ou ensinar-lhes o sentido verdadeiro da sua missão. Por isso, Jesus perguntou: “Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (Lc 2,49). Ou então, Jesus quis dizer que seus pais não deveriam tê-lo procurado, pois deveriam saber que seu lugar era a casa de seu Pai. Assim, de uma só vez, Jesus ensina a Maria e a José que seu pai verdadeiro e único é o Pai do céu e que eles são apenas seus representantes na terra. Portanto não há um trato duro de Jesus para com Maria e José, mas uma lição sobre sua verdadeira essência.

Certamente temos de aprender dessa atitude de Jesus que, como Maria e José, nunca devemos viver longe e separados de Jesus. E, se por algum motivo, estivermos longe dele, imediatamente e apressadamente devemos voltar a estar com Ele.

Mais matérias
desta edição