loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Coluna Religião

CÂNTICO APRIMORADO

Música sacra: Catedral ganha órgão de tubo virtual

Aquisição do instrumento foi viabilizada pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia, por meio do maestro Diego Lima

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Instrumento foi abençoado pelo arcebispo Dom Beto Breis
Instrumento foi abençoado pelo arcebispo Dom Beto Breis | Foto: Pascom Arquidiocesana

A Arquidiocese de Maceió adquiriu um órgão de tubo virtual para a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, aprimorando a qualidade dos cânticos litúrgicos. O instrumento foi abençoado pelo arcebispo Dom Beto Breis, após a missa de abertura da Campanha da Fraternidade, no domingo (9).

A aquisição foi viabilizada pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia, por meio do maestro Diego Lima, com recursos do 1º Encontro Alagoano de Música Sacra e campanhas arquidiocesanas. Embora virtual, o órgão preserva a sonoridade tradicional e reforça a importância da música sacra, destacada pelo Concílio Vaticano II.

Durante a bênção do instrumento, Dom Beto Breis agradeceu a todos que colaboraram com a aquisição, destacando a longa tradição dos cânticos na igreja. Para o arcebispo, o equipamento representa um recurso essencial para que os fiéis sigam a liturgia dos cânticos sacros populares

Segundo o padre Elison Silva, o coral arquidiocesano, com membros de mais de 20 paróquias, utilizará o instrumento para enriquecer as celebrações.

"Trata-se de um órgão de tubos virtual, desenvolvido especificamente para a Catedral de Maceió, que agora fará parte das solenes celebrações litúrgicas, permitindo que o povo de Maceió tenha contato com esse instrumento, reconhecido pelo Concílio Vaticano II como o instrumento por excelência da liturgia católica", afirmou o maestro da Catedral, Diego Lima.

O órgão de tubos é um instrumento tradicionalmente utilizado na liturgia da Igreja Latina. Seu som auxilia nas celebrações sagradas ao elevar os pensamentos a Deus e expressar louvor às coisas divinas. O Concílio Vaticano II, convocado em 1961 pelo Papa João XXIII, reafirmou sua importância para o culto católico.

Relacionadas