PAIXÃO DE CRISTO
Quaresma: vias-sacras são destaques nas comunidades
Durante este período de oração e penitência, Arquidiocese de Maceió realiza o ritual em comunidades da capital e do interior de Alagoas

Durante a Quaresma, a Arquidiocese de Maceió realiza vias-sacras em diversas comunidades da capital e do interior de Alagoas, reforçando a reflexão espiritual neste período de oração, caridade e penitência.
“Cada estação rumo ao Calvário é um momento de dor, mas também de gratidão pelo sacrifício”, diz Marileide Odilon Pereira, sobre a via-sacra promovida pela Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na Serraria.
Embora possa ser realizada ao longo do ano, a via-sacra ganha destaque na Quaresma por recordar a paixão de Cristo. “Meditar e rezar a via-sacra é refletir sobre o amor de Deus por nós”, diz o padre Valmir Galdino.
Composta por 15 estações, ela percorre os momentos desde a condenação de Jesus até sua ressurreição. O rito é conduzido por ministros ordenados ou leigos, e os fiéis participam carregando a cruz e proclamando as estações. Pode ser organizada por grupos específicos ou por cada paróquia, acontecendo em vários horários, com prioridade para as sextas-feiras. Os locais também variam, podendo incluir ruas, praças ou residências, tornando-se uma forma de evangelização.
Diversas igrejas da Arquidiocese promovem a devoção, com programações disponíveis nos perfis das paróquias no Instagram, onde os fiéis podem saber mais sobre as vias-sacras de suas comunidades.