ARTIGO
A parábola do Pai misericordioso
....


São Lucas, chamado também como o Evangelista da Misericórdia, conta-nos uma parábola de Jesus, conhecida como a parábola do filho pródigo ou, mais propriamente, do Pai misericordioso. Nesta parábola aparecem três figuras, que merecem uma boa reflexão. Os três personagens são: o Pai, o Filho mais novo e Filho mais velho.
Comecemos com o filho mais novo. Este, cheio de espírito de liberdade, pediu ao Pai sua herança e, tendo-a recebido, partiu para aventuras em terras distantes. Gastou tudo desordenadamente e, sobrevindo uma grande fome onde ele estava e sem mais dinheiro, ele entrou em crise. E isso acontece ainda hoje com muitos jovens! Para sobreviver, encontrou um emprego que era cuidar de porcos, o que para um judeu era uma terrível humilhação. Ele, porém, caiu em si e resolveu voltar para a casa do seu pai. E aqui começou sua salvação. Com efeito, foi na autoconsciência de seu erro e na vontade firme de se recuperar, que ele entrou no caminho de salvação. Com humildade, pediu perdão ao pai, que o recebeu com muito amor. Essa pode ser também a nossa história. Nesse caso, basta, com humildade, arrependemos e então voltar à casa do Pai
O Pai da parábola é nosso Pai do céu, que está sempre esperando pelos seus filhos desgarrados. Ao nos avistar voltando para sua casa, Ele vem correndo para nos abraçar, vestir-nos com a veste mais linda, colocar no nosso dedo o anel da família divina e fazer um banquete pela nossa reconciliação. Não esperemos mais esse momento! O filho mais velho foi ciumento e irado com a felicidade do irmão. Deus não quer isso de nós, mas que nos alegremos com a vitória dos nossos irmãos.