ARTIGO
A vida dos santos
....


Sempre gostei de conhecer a vida dos santos. Na verdade, o caminho e o exemplo primeiro e principal para nossa vida é Jesus Cristo. Os santos e santas, principalmente a Santíssima Virgem Maria, são para nós modelos de uma vida com Deus. E há santos de todas as idades, homens e mulheres, idosos, jovens e crianças; santos de todos os lugares, das mais diversas espiritualidades; santos que nasceram santos e santos que foram grandes pecadores convertidos; santos reis, rainhas, pobres e mendigos; santos eremita e grandes apóstolos; santos papas, bispos, padres, leigos; santos que fizeram muitos milagres e santos que viveram na simplicidade do amor a Deus e ao próximo; santos que foram muito conhecidos durante a vida e santos que só conheceremos no céu. Em suma, qualquer um de nós pode encontrar um santo ou uma santa para servir de exemplo e de ajuda para sua caminhada para a santidade. E ao conhecer a vida de um santo, poderemos dizer como santo Agostinho: Se eles e elas puderam vencer, por que não eu?
Uma coisa nos chama a atenção na vida dos santos e santas. Todos eles passaram pela cruz, subiram o calvário, como foi a vida de Jesus. Mas, com a graça divina todos venceram, viveram na paz e na alegria, como também foi a vida de Jesus.
É por tudo isso, que conhecer a vida dos santos e santas nos faz muito bem, pois tira-nos o desânimo, dá-nos coragem, anima-nos diante de nossas fraquezas e abre-nos caminhos que se adaptam à nossa estrutura espiritual. È claro que tudo deve ser dirigido para e pela Trindade Santa.
Não basta conhecer a vida dos santos, mas na nossa luta pela santidade invoquemos esses nossos irmãos e irmãs, que já estão na igreja triunfante, para que ajudem a nós da Igreja militante, neste vale de lágrimas.