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Nº 5882
Economia

Infla��o reduz volume de compras, diz pesquisa

São Paulo – Pesquisa de preços e corte de gastos ocupam a rotina de consumidores brasileiros que sentem os efeitos da inflação alta. Levantamento feito pelo instituto Data Popular mostra que o hábito de comparar preços teve uma escalada. O avanço ocorreu

Por | Edição do dia 17/11/2013 - Matéria atualizada em 17/11/2013 às 00h00

São Paulo – Pesquisa de preços e corte de gastos ocupam a rotina de consumidores brasileiros que sentem os efeitos da inflação alta. Levantamento feito pelo instituto Data Popular mostra que o hábito de comparar preços teve uma escalada. O avanço ocorreu em todas os grupos sociais, mas foi mais significativo nas classes C e D/E, nas quais a fatia de entrevistados que declarou pesquisar preços saltou de cerca de metade do total em março para aproximadamente 65% em setembro. “Esse é o reflexo que já capturamos da conjuntura econômica menos favorável”, disse Renato Meirelles, presidente do Data Popular. O instituto ouviu 1.800 consumidores em 40 cidades de todo o País em setembro. Quem não tem conseguido ajustar as contas pesquisando preços vem apelando para a redução de despesas. O volume de bens de consumo não duráveis que compõem a cesta acompanhada pela consultoria Nielsen encolheu 2,6% no primeiro semestre deste ano. Foi a primeira queda registrada nos primeiros seis meses de um ano desde, pelo menos, 2008. O valor dos bens monitorados (descontada a inflação) teve avanço pequeno de 1,9% no primeiro semestre. “O consumidor está mais apertado, mais endividado e está sendo forçado a fazer escolhas”, diz Ilo Souza, analista de mercado da Nielsen.

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