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Nº 5882
Economia

Edi��o 2013 do Black Friday tenta melhorar imagem negativa de 2012

São Paulo, SP – A quarta edição da Black Friday, marcada para o dia 29, vai ser a grande oportunidade para que o comércio on-line e as lojas do varejo tradicional limpem a imagem ruim que ficou do evento do ano passado. Lojas e associações envolvidas no e

Por | Edição do dia 24/11/2013 - Matéria atualizada em 24/11/2013 às 00h00

São Paulo, SP – A quarta edição da Black Friday, marcada para o dia 29, vai ser a grande oportunidade para que o comércio on-line e as lojas do varejo tradicional limpem a imagem ruim que ficou do evento do ano passado. Lojas e associações envolvidas no evento já estão preparadas para isso: criaram um código de ética e mecanismos que assegurem o melhor atendimento ao público e que os descontos no preço, de fato, sejam reais. A edição de 2012, que chegou a ser chamada de “Black Fraude”, porque houve lojas que aumentaram os preços para depois reduzi-los, expôs a falta de ética de alguns varejistas nas liquidações. O saldo para o comércio, que tenta copiar a fórmula de sucesso usada nos Estados Unidos, foi a autuação de sete grandes varejistas pela Fundação Procon de São Paulo. “O Black Friday deste ano vai ser a prova de fogo para o varejo”, afirma Rodrigo Bore, vice-presidente do Buscapé, o maior site de comparação de preços. Ele conta que a empresa investiu R$ 500 mil em software e pessoas para criar um sistema que valide relevância das ofertas. Os preços dos itens apontados no site com a marca Black Friday serão comparados com o valor médio de três meses anteriores para assegurar que foram reduzidos, explica Bore.

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