![Retração na taxa de ocupação hoteleira foi influenciada pela pandemia de Covid-19 Retração na taxa de ocupação hoteleira foi influenciada pela pandemia de Covid-19](/img/Artigo-Destaque/300000/OCUPACAO-HOTELEIRA-PARA-O-CARNAVAL-RECUA-EM-ALAGOA0030154100-xs.jpg?xid=520926)
OCUPAÇÃO HOTELEIRA PARA O CARNAVAL RECUA EM ALAGOAS
Taxa de ocupação em hotéis associados à ABIH é de 66,5% este ano, contra os 93% registrados no mesmo período do ano passado
Por Carlos Nealdo e Hebert Borges | Edição do dia 13/02/2021 - Matéria atualizada em 13/02/2021 às 04h00
Influenciada pela pandemia de Covid-19, a ocupação hoteleira para o período de carnaval em Alagoas recuou 26,5 pontos percentuais este ano - chegando a 66,5%, contra os 93% registrados no mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, que conta com 86 empreendimentos associados que, juntos, disponibilizam 16,47 mil leitos em todo o Estado. Há uma semana, a expectativa da Prefeitura de Maceió era de que 75% dos leitos hoteleiros existentes na capital fossem ocupados para o período carnavalesco. A estimativa era baseada no fato de tanto governo do Estado como o do município mantiveram os pontos facultativos, que vai da segunda-feira (15) até a quarta-feira (17), "O que dará um fôlego ao setor do turismo, com praias e shoppings dando movimento à economia na cidade", sustentava a prefeitura. Na capital, as aglomerações de blocos carnavalescos, trios, desfiles e outras festas em espaço público estão proibidas e serão fortemente fiscalizadas pela força-tarefa montada pelo Município. Cerca de 30 equipes farão o trabalho de fiscalização, coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, com a participação das pastas de Turismo, Transporte e Trânsito, Assistência Social, Cultura, Vigilância Sanitária e do GGI Covid-19, e apoio da Polícia Militar. O trabalho teve início com uma grande operação na sexta-feira (12) à noite e só termina na terça-feira (16). Para denunciar aglomerações em Maceió no Carnaval, está disponível o Whatsapp 82 98882-8064. Eventos realizados em outros municípios devem ser relatados à PM, pelos telefones 190 ou 181. “Precisamos manter a responsabilidade. A euforia não pode ser maior que a prudência. Não vai ter Carnaval em nenhum molde, comemoração de rua, bloco, nada. Essa decisão não é pautada na nossa opinião, mas em estudos científicos que apontam para a possibilidade real do crescimento de casos em março por conta das chuvas”, declarou Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19.
ADIAMENTO DA FOLIA
A nova data para o Carnaval deve ser entre 4 e 7 de setembro, quando a pandemia poderá estar controlada e a imunização da população bem mais avançada. O dia 7 de setembro já é feriado nacional, com isso a segunda-feira seria “imprensada”. “Esperamos que toda a imunização continue crescendo. Vamos avançar nas faixas de mais idade, reduzir a hospitalização e os óbitos e aumentar capacidade de atendimento. Escolhemos setembro porque imagina-se um cenário melhor, pelo que a ciência está avançando”, acrescentou Moura.